• FRUTAS
    • Frutas e A-Z
    • Doenças e Pragas
    • Boas Práticas
    • Frutas e Saúde
    • Biblioteca
  • ORGÂNICOS
  • SERVIÇOS
    • Cursos e palestras
    • Consultoria
    • Perguntas e Respostas
  • INFORMAÇÕES
    • Quem Somos
      • História
      • Agradecimento
      • Missão, Visão e Valores
      • Equipe
      • Localização
    • Notícias
    • Agenda e Eventos
    • Perguntas & Respostas
    • Entrevistas
    • Links Úteis
  • CONTATO
  • ASSOCIADOS
    • Cadastrar
  • BOLETIM
  • CLASSIFICADOS
    • Consultores
    • Compra e Venda
    • Viveiros
  • Frutas
  • Doenças e Pragas
  • Boas Práticas
  • Biblioteca
ANÁLISE DE DISTÂNCIA GENÉTICA ENTRE ACESSOS DO GÊNERO PSIDIUM VIA MARCADORES ISSR
26 de setembro de 2016
PESQUISA EXPLORA FRUTA COM PREDICADOS E VALOR HISTÓRICO
26 de setembro de 2016
Publicado por Toda Fruta em 26 de setembro de 2016
Categorias
  • Frutas
  • Jaracatiá
  • Notícias
Tags
  • Jaracatiá

06/03/2014 – Globo Rural

Jaracatiá é uma fruta brasileira muito apreciada na culinária. No município de São Pedro, São Paulo, ela até se tornou um símbolo.

O jaracatiá é uma fruta brasileira muito apreciada na culinária. Também conhecida por mamão bravo, por causa do leite ácido que escorre dela, não é cultivada comercialmente, mas é bem fácil encontrar alguns pés espalhados pelos sítios. No município de São Pedro, em São Paulo, até se tornou um símbolo e em algumas escolas rurais, virou tema obrigatório de estudo. No fundo do sítio, pai e filho usam um cano de PVC para dar as batidas precisas nos galhos, com cuidado para não machucar os frutos.

É assim a colheita do jaracatiá em São Pedro, interior de São Paulo. Os frutos que caem, vão para um balde, tudo bem artesanal, e o manejo da lavoura acompanha esse trato caseiro mantido há gerações pelos produtores.

A árvore nativa do Brasil é mais comum nas regiões de cerrado, mas adaptou-se bem a Serra de São Pedro e acabou virando tradição entre as famílias que vivem na zona rural.

O pé de jaracatiá pode atingir 20 metros de altura e a fruta também pode ser encontrada em países das Américas do Sul e Central.

O agricultor Dorival Dorigan explica que o pé só carrega se tiver o macho e a fêmea, o difícil é saber a diferença.

O fruto também tem seus segredos, tanto que mesmo quando estão madurinhos no pé, nenhuma ave se arrisca degustar.

Para aprender o jeito certo de comer, umas das doceiras mais conhecidas da cidade, Zuleika Coletta, conta que aprendeu a comer o jaracatiá com a mãe.

A receita do doce é simples, leva só açúcar e cravo, mas dependendo da quantidade de frutos, o preparo pode levar até dois dias. O maior desafio é tirar o leite. “Esse leite é muito ácido, chega a machucar a mão, por isso, quem vai manusear precisa usar luva”, alerta. São várias lavagens, até que todo líquido ácido seja removido. O resultado compensa.

O sabor diferente e tradicional levou o jaracatiá para dentro das salas de aula. Em uma escola de ensino básico, que fica na zona rural de São Pedro, há 4 anos os professores passaram a utilizar o jaracatiá em projetos educativos. Durante uma semana todos os alunos participam de atividades que envolvem o fruto e o resultado é apresentado para todo município no Festival do Jaracatiá. Cada classe inventou um doce diferente, teve gelado de jaracatiá, bolo, cupcake e até bombom.

Compartilhar
0
Toda Fruta

Artigos Relacionados

10 de maio de 2025

XXIX Congresso Brasileiro de Fruticultura
X PRUNUS SEM FRONTEIRAS.


Leia mais
10 de maio de 2025

Capital mineira do caqui: cidade lidera produção da fruta e mira 2 mil toneladas


Leia mais
9 de maio de 2025

FUNDECITRUS
Safra de laranja 2025/26 do cinturão citrícola de SP e MG é estimada em 314,60 milhões de caixas


Leia mais

Os comentários estão encerrados.

© 2025 Toda Fruta. All Rights Reserved. Muffin group