04/09/2013 – Embrapa Agroindústria Tropical – Fortaleza/CE
A Embrapa Agroindústria Tropical está lançando o livro Agronegócio Caju: Práticas e Inovações, cujo editor técnico é o pesquisador João Pratagil, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Unidade. A publicação está dividida em 20 capítulos que abordam a cajucultura por completo, desde como e onde plantar pomares de cajueiro até o melhoramento genético da espécie, passando pelo valor nutricional da amêndoa da castanha e técnicas de manejo como substituição de copa.
A proposta de edição do livro surgiu após a realização do Workshop Caju, em junho de 2011, que teve como objetivo levantar o estado da arte do caju, por meio do conhecimento e da sistematização dos resultados de PD&I desenvolvidos pela Embrapa Agroindústria Tropical nos últimos 24 anos. Os resultados foram consolidados sob a forma da publicação.
Nesta obra, inédita no mercado editorial mundial, a Embrapa apresenta informações atualizadas sobre o agronegócio caju, que abrangem atividades desde a produção até a oferta dos produtos ao consumidor. A utilização das práticas e das inovações aqui relatadas vão contribuir para o desenvolvimento competitivo e sustentável desse importante agronegócio para o Brasil, ampliando a geração de divisas de exportação e aumentando o consumo interno da castanha, do pedúnculo e de seus derivados, além de gerar emprego e renda no campo e na indústria.
De acordo com João Pratagil, o livro atende a uma série de demandas do mercado e dos próprios pesquisadores, como: estabelecer um padrão tecnológico Embrapa para divulgação e transferência de tecnologia do agronegócio caju, uniformizar dos posicionamentos externos dos membros das equipes técnicas e gerenciais sobre o tema, registrar tecnologias validadas no Banco de Tecnologias (BTec) da Unidade e concentrar em um único espaço as recomendações tecnológicas desenvolvidas e validadas pela Embrapa sobre a cajucultura.
A edição atualiza e amplia o foco de diversas publicações lançadas pela Embrapa Agroindústria Tropical ao longo de seus 26 anos de existência. 41 pesquisadores participaram do processo de construção da coletânea. Segundo Pratagil, a ideia é que o Agronegócio Caju se torne uma referência nacional para atender ao interesse e às demandas de todos os componentes da cadeia produtiva do caju, em especial os produtores, processadores, técnicos (pesquisadores, extensionistas, professores e estudantes).
Especificações técnicas – Livro com 540 páginas no formato 19 x 24,5 cm, capa plastificada e impressa em papel cartão supremo 250g com 4/0 cores, miolo impresso em papel couchê fosco 90g com 4/4 cores, acabamento brochura.
Onde comprar: Livraria Embrapa (http://vendasliv.sct.embrapa.br/)