O jornal Folha de S. Paulo publicou em 29 de agosto a 3ª Edição dos Seminários Folha, abordando a sustentabilidade do agronegócio brasileiro, com a colaboração de diversos jornalistas e técnicos. O tema principal foi “Terra em transição”.
Logo no subtítulo é ressaltado que “o agronegócio brasileiro corre atrás de práticas responsáveis, num lento processo de conversão dos sistemas produtivos tradicionais para métodos comprometidos com o desenvolvimento, o ambiente e a sociedade.” No primeiro artigo, a jornalista Claudia Rolli discute o tema “Desafio do campo é trabalhar de forma limpa em larga escala”. Andrea Vialli escreveu sobre “Fazendeiros de todos os portes buscam opções ao uso intensivo de agrotóxicos”.
Outro tema foi “Automação e rastreamento reduzem desperdício”. Nas páginas 6 e 7 são mostrados dados e opiniões dos participantes do evento, com artigo de Laura Castanho sobre “Proteção ambiental é chave de acordo entre Mercosul e UE”. Outro tema, de Eduardo Sombini, foi “Ambientalistas e produtores trocam acusações sobre o Código Florestal”. Eduardo Geraque escreveu sobre “Projetos ligam pequeno agricultor a grande indústria.” Gilmara Santos abordou a “Burocracia e desinformação emperram acesso a crédito para produção verde.” Flávia G. Pinho discorreu sobre o tema “Indústria corre atrás do público que prefere a comida orgânica”. A reportagem é ilustrada por fotos de artes do artista americano Adam Hilman. O caderno deve ser guardado como ótima contribuição ao tema abordado.