Nome científico: Salacca edulis Reinw
Nome comum: Salak, salaca, salaca-palm, kumbur, salak-rutan
Família: Palmae
Distribuição Geográfica e Habitat: Nativa das florestas tropicais asiáticas de baixa altitude, da Indonésia e Malásia. Devido sua origem, poderia adaptar-se bem nos trópicos americanos.
Características Gerais: É uma palmeira compacta de porte baixo, com até 5 metros de altura, que inicia a produção nos primeiros anos após o plantio. O tronco e ramos tem espinhos. Folhas: longas, com longos pecíolos. Flores: numerosas, masculinas e femininas são produzidas em plantas diferentes, em racemos pequenos. Frutos: produzidos em cachos, tem de 2,5 a 7 cm de comprimento e 3 a 8 cm de diâmetro, com escamas salientes na casca de cor marrom-escura, brilhante e atrativa. Na parte interna, após remoção das escamas, há uma polpa translúcida, esbranquiçada e amarelada sucosa.
Clima e solo: Suporta temperaturas mínimas média entre 12 e 14°C, com o ideal acima de 18°C. Prefere solos úmidos e tropicais.
Propagação: Propagada por sementes, mas também pode ser por alporquia, do tipo mergulhia, quando um ramo pode ser enraizado no solo. Brotos basais são difíceis de remover para se formar mudas.
Utilização: O fruto pode ser consumido ao natural ou em conservas.