A Lobeira (Nome Científico: Solanum lycocarpum A.St.-Hil.; Família: Solanaceae), popularmente chamada de Fruta do Lobo, Jurubebão, Berinjela do Campo, Maçã do Cerrado é um fruto típico do Cerrado brasileiro, ocorre principalmente nos estados da Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí Rio de Janeiro e São Paulo. Possui este nome, pois o logo-guará tem 50% de sua dieta baseada nesta planta.
A árvore da lobeira, pode se apresentar como um arbusto ou uma arvoreta, chegando até 5 metros de altura, espinhenta com copa arredondada. Planta invasora arbustiva muito frequente em pastagens, ocorrendo também em beira de estradas e terrenos baldios. Apresenta nítida preferência por solos arenosos.
Seus frutos são de cor verde, e quando maduros, amarelos, redondos, e alcançam até 13 centímetros de largura. Floresce mais intensamente durante os meses de maio a julho.
Sua principal utilização é para doces e geleias, pois ao natural, apresenta sabor forte e repugnante ao homem.
Propriedades: possui variadas propriedades terapêuticas tais como antidiabética, antiespasmódica, hipocolesterolêmica, hipoglicêmica, hipotensor e lipolítica. Têm se revelado uma matéria-prima em potencial para as indústrias alimentícia e farmacêutica. Pesquisas do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (UFG) mostram que a Lobeira, considerada uma praga pelos agricultores, pode produzir açúcar e etanol, aumentar a eficácia de medicamentos e até atuar no controle da glicose no organismo.
QUE SABER MAIS? ACESSE TODAFRUTA de A a Z