Nome Científico: Citrus sinensis (L.) Osbeck ×Citrus ×paradisi Macfad.
Nomes populares: Orangelo, chironja, laranja-híbrida.
Família Botânica:Rutaceae
Distribuição Geográfica e Habitat: Ásia. Originada de cruzamentos naturais ou programados. Sua origem pode ser resultado de um cruzamento acidental entre a laranja doce com o pomelo.
Características Gerais: É uma árvore espinescente, perenifólia. Folhas: deformadas, glabras, cartáceas. Flores: brancas, delicadas, perfumadas, axilares, solitárias ou agrupadas. Frutos: alaranjados a amarelados, com mamilo no ápice podendo ser arredondados ou piriformes, com polpa pouco ácida e amarga, com casca que se solta facilmente.
Clima e Solo: A faixa de temperatura ideal está entre 22 oC e 33 oC (nunca acima de 36 ºC e nunca abaixo de 12 oC) com média anual em torno de 25 oC. O ideal anual de chuvas está em 1.200 mm bem distribuídos ao longo do ano; déficit hídrico deve ser corrigido com irrigação artificial. A umidade do ar deve estar em 80%. As plantas cítricas, apesar de terem determinadas exigências em relação aos solos, adaptam-se tanto a solos arenosos como argilosos, ajudando-as nessa adaptação o uso de diferentes porta-enxertos. Os citros não toleram solos impermeáveis. Devem ser evitados solos rasos ou que encharcam com facilidade.
Usos: Pode ser consumido ao natural ou na forma de suco.