MAXIXE 15 de abril de 2020 – Tags:

Nome centifico: Cucumis anguria

Nomes populares: maxixe, galinha-arrepiada.

Família botânica: Cucurbitaceae

 

Características gerais do maxixe

É uma planta rasteira ou trepadeira anual e de clima quente (26 a 28oC), originária da África.

Seus frutos comestíveis, em geral classificados como hortaliças, têm casca verde, são ovalados e possuem pequenos espinhos moles e não pontiagudos.

Suas sementes são achatadas.

É semelhante ao pepino, porém menos macio

 

Propriedades nutricionais do maxixe

É rico em zinco, mineral importante para o bom funcionamento de todos os tecidos do corpo e para o metabolismo do açúcar e de proteínas, sendo indicado para prevenir problemas na próstata, reduzir depósitos de colesterol, contribuir para a cicatrização de ferimentos internos e externos, além de eliminar manchas brancas nas unhas. Também é fonte de cálcio, fósforo, ferro, sódio, magnésio, vitamina C, vitaminas do complexo B e betacaroteno (pró-vitamina A).

É fruta emoliente, catártica, hidragoga, anti-helmíntica, antiemética e anti-hemorroidal, considerada útil nos casos de cálculo renal, hemorroidas, inflamação dos rins e vômito.

Como no cozimento quase todo o zinco se perde, é recomendável comer o maxixe cru, em salada ou em suco, neste caso substituindo a couve, sendo batido no liquidificador em mistura com maçã ou com maçã e cenoura ou com maçã e salsão ou ainda somente com laranja.

 

Usos do maxixe

No Brasil, o maxixe é largamente consumido na culinária popular das regiões Nordeste e Norte. São comuns ensopados, moquecas e cozidos. Pode ser também recheado, como na culinária de origem árabe.

As folhas constituem a maior parte da biomassa da planta e são comestíveis. Podem ser colhidas com qualquer tamanho, porém as pequenas são mais tenras. Seu aproveitamento é de grande interesse econômico e nutricional, uma vez que se está convertendo em alimento uma parte da planta rica em clorofila, nutrientes e fibras que, de modo geral, seria descartada. Refogadas, as folhas do maxixe têm sabor similar ao do espinafre, mas sua consistência é menos lisa, deixando na boca uma sensação de leve ardência similar à provocada pelo jambu da Amazônia. Para eliminar esse efeito, as folhas devem ser cozidas em vapor por 10 a 15 minutos ou refogadas por cerca de 10 minutos. Podem ser utilizadas em saladas, como recheio de massas de pastel e calzone ou ainda em quiches. Também podem ser adicionadas a sopas e caldo.