• FRUTAS
    • Frutas e A-Z
    • Doenças e Pragas
    • Boas Práticas
    • Frutas e Saúde
    • Biblioteca
  • ORGÂNICOS
  • SERVIÇOS
    • Cursos e palestras
    • Consultoria
    • Perguntas e Respostas
  • INFORMAÇÕES
    • Quem Somos
      • História
      • Agradecimento
      • Missão, Visão e Valores
      • Equipe
      • Localização
    • Notícias
    • Agenda e Eventos
    • Perguntas & Respostas
    • Entrevistas
    • Links Úteis
  • CONTATO
  • ASSOCIADOS
    • Cadastrar
  • BOLETIM
  • CLASSIFICADOS
    • Consultores
    • Compra e Venda
    • Viveiros
  • Frutas
  • Doenças e Pragas
  • Boas Práticas
  • Biblioteca
Colheita da maçã tem início em Santa Catarina
24 de março de 2019
Maracujá – Doenças
25 de março de 2019
Publicado por Toda Fruta em 25 de março de 2019
Categorias
  • Perguntas e Respostas
Tags

fruta-maracuja-flor-polinizacao-mamangava (Foto: Andrei/CCommons)A mamangava é fundamental para o maracujazeiro dar frutos (Foto: Andrei/CCommons)

(Pergunta enviada ao  Globo Rural On-line – jornalista João Mathias)

PERGUNTA: Gostaria de saber se há algum adubo que ajuda no aumento da produção de maracujá e o que fazer se secam e caem as flores de dois maracujazeiros, além de os frutos apresentarem manchas?  Luiz Osvaldo
Padre Carvalho (MG)

RESPOSTA: É preciso que existam, pelo menos, dois pés de maracujá plantados próximos para haver produção de frutos. Porém, as duas fruteiras precisam ser diferentes, condição única para que ocorra troca de pólen entre as flores de cada planta. Também não cruzam entre si plantas oriundas de mudas de sementes de um mesmo fruto. Ainda é importante no local a presença de vespas grandes, chamadas mamangavas, para realizarem a polinização, transportando pólen de uma flor a outra entre plantas diferentes. Sem elas, o procedimento deve ser feito manualmente no período da tarde, em dias claros e ensolarados.

Se os maracujazeiros não forem devidamente polinizados, as flores murcham e caem no dia seguinte. Garantida a polinização manual ou natural, as flores deverão se transformar em frutos visíveis em dois ou três dias. Para manter os frutos, forneça nutrientes e água em quantidade suficiente.

Por ser uma planta de crescimento vigoroso e de várias fases de crescimento simultâneas, faça a cada mês adubação com a mesma proporção de nitrogênio e potássio e irrigue a cultura sempre que os seus ponteiros se apresentarem murchos.

CONSULTORA: LAURA MARIA MOLINA MELLETI, pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas (SP), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

 

Compartilhar
0
Toda Fruta

Artigos Relacionados

10 de maio de 2025

ABACATE OU AVOCADO?


Leia mais
18 de março de 2025

COMO PODAR GRUMIXAMA


Leia mais
28 de abril de 2023

Que fruta é essa que tem casca dura como a do cacau e as sementes divididas, como as do cupuaçu?


Leia mais

Os comentários estão encerrados.

© 2025 Toda Fruta. All Rights Reserved. Muffin group