Reportagem da Folha de S. Paulo, de autoria de Paula Sperb (19/03/2019) noticia o início da colheita da maçã na maior região produtora, São Joaquim, SC, que, com cerca de 26 mil habitantes, recebe mais de 5 mil colhedores de várias partes do país, mostrando a força da atividade no Brasil. Espera-se uma safra de 350 a 400 mil toneladas na região, ou seja, um terço da produção brasileira.
Apoiadas em pesquisas da Epagri e com forte associativismo, a atividade adaptou-se também devido às condições ecológicas apropriadas, com temperaturas adequadas e até neve. As principais tecnologias são referentes a: controle de pragas e doenças; proteção contra granizo; polinização cruzada entre as variedades Gala e Fuji, dependente das abelhas; e conservação do produto, que atende ao mercado até um a dois anos depois da safra.
(Fotos de José Luiz Petri, Epagri)
:
No último dia 13 de março de 2019, foi realizado na Epagri/Estação Experimental de Caçador/SC um “Dia de Campo sobre Cultivares de Macieira”, que reuniu 84 participantes dos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O objetivo do evento foi, também, promover a reciclagem de informações sobre as novas cultivares de macieira, enfatizando a importância da diversificação das cultivares nos pomares brasileiros e, com isso, reduzir a vulnerabilidade do setor tanto no âmbito produtivo quanto comercial. Para isso, existem diversas cultivares disponíveis com boa adaptação climática, resistentes às principais doenças, com alta qualidade de frutas e alto potencial de armazenamento.