• FRUTAS
    • Frutas e A-Z
    • Doenças e Pragas
    • Boas Práticas
    • Frutas e Saúde
    • Biblioteca
  • ORGÂNICOS
  • SERVIÇOS
    • Cursos e palestras
    • Consultoria
    • Perguntas e Respostas
  • INFORMAÇÕES
    • Quem Somos
      • História
      • Agradecimento
      • Missão, Visão e Valores
      • Equipe
      • Localização
    • Notícias
    • Agenda e Eventos
    • Perguntas & Respostas
    • Entrevistas
    • Links Úteis
  • CONTATO
  • ASSOCIADOS
    • Cadastrar
  • BOLETIM
  • CLASSIFICADOS
    • Consultores
    • Compra e Venda
    • Viveiros
  • Frutas
  • Doenças e Pragas
  • Boas Práticas
  • Biblioteca
INTERNET DAS COISAS CRIA INOVAÇÕES PARA O CAMPO
4 de fevereiro de 2019
EM RESUMO, PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE JANEIRO/2019
4 de fevereiro de 2019
Publicado por Toda Fruta em 4 de fevereiro de 2019
Categorias
  • F
  • Fruta-de-sabiá
  • Frutas
Tags
  • Ficha Técnica
  • fruta-do-sabiá

Nome científico: Acnistus arborescens (L.) Schltdl.

Nomes comuns: fruta do sabiá, marianeira, fumo indígena, espora-de-galo e guitite(Costa  Rica).

Família botânica: Solanaceae,  que abrange outras frutíferas, tais como tomate arbóreo, physalis, cubiu, pepino  doce e lulo, entre outras.

Distribuição e habitat: tem uma larga distribuição na América Latina, do México à Argentina. No Brasil, encontra-se na Mata Atlântica, em beira de rios e áreas bem drenadas. Pode ser usada em recomposição de matas, como pioneira.

Características gerais: árvore de porte médio, com 2 a 6 metros de altura, mas predominando a média menor do que 3 m. É um arbusto, com folhas simples, grandes, com  até  30  cm, verdes; flores em  cachos,  campanuladas, bissexuadas, actinomorfas, com ovário bilolucar, cálice  sincépalo, diclamídeas, branco-esverdeadas, com 8  a 12  mm,  que  são  produzidas ao longo  do ano, mas  em maior  volume  entre  a  primavera  e o verão. O fruto é uma baga pequena, com até 1 cm de diâmetro, amarela  ou  alaranjada quando maduro. São muito numerosos ao longo  dos  ramos  principais e secundários da planta. Na época da frutificação, a planta atrai muitas espécies de pássaros, ávidos pela fruta madura, consumindo também suas sementes.

Clima e solo: prefere solos férteis e úmidos. Pode ser considerada uma planta tropical a subtropical, pela sua ocorrência natural. Adapta-se bem em diversos tipos de solos, se irrigada e adubada.

Usos: além de sua utilidade principal de fornecer alimento aos pássaros, os frutos podem ser consumidos pelo homem e outros animais, pois são doces e têm sementes muito pequenas, comestíveis. Suas folhas são utilizadas pelos indígenas como erva para banho de cura, maceradas ou em emplastros, para tratar inchaços, abscessos e males dos brônquios. A folha seca é utilizada como fumo, em rituais afros. A planta é indicada para recuperação de áreas  degradadas.

Compartilhar
0
Toda Fruta

Artigos Relacionados

18 de maio de 2025

FRUTAS
Setor de frutas exporta US$ 280 milhões em 2025


Leia mais
11 de maio de 2025

XXIX Congresso Brasileiro de Fruticultura
X PRUNUS SEM FRONTEIRAS.


Leia mais
8 de maio de 2025

EVENTOS MAIO 2025
Confira o que vai acontecer!


Leia mais

Os comentários estão encerrados.

© 2025 Toda Fruta. All Rights Reserved. Muffin group