(Fonte: Embrapa Uva e Vinho – outubro/2018)
Com o término do inverno e a chegada da primavera nas regiões de clima temperado, é hora de realizar um importante manejo na parreira: a poda. Poda longa, poda curta, poda mista, poda de formação, poda verde – são tantos os diferentes tipos de poda que muitas vezes, especialmente as pessoas que têm apenas alguns pés de uva no quintal de casa para consumo próprio ficam em dúvida quanto ao manejo correto que devem adotar.
Pensando em um verdadeiro passo a passo, a equipe da Embrapa Uva e Vinho reuniu as principais informações sobre o assunto no “Manual Poda da Videira em Clima Temperado”, que está disponível gratuitamente para download em bit.ly/manualdepoda.
Os interessados em obter a versão impressa poderão retirá-la diretamente na área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, situada à Rua Livramento, 515, em Bento Gonçalves, RS.
“Produzimos um guia visual, com ilustrações e explicações detalhadas para facilitar a realização da poda dos parreirais domésticos, pois muitas vezes repassamos detalhes técnicos que são difíceis de ser entendidos”, relata o engenheiro agrônomo da Embrapa Uva e Vinho Rodrigo Monteiro, um dos autores do manual. Mesmo tendo sido desenvolvida para leigos, a publicação também é uma fonte de informação interessante para os viticultores profissionais.
Monteiro explica que a poda seca é fundamental para garantir a qualidade da uva produzida, possibilitando um perfeito equilíbrio entre a quantidade e o vigor das folhas e galhos e a produção de uvas. “Para termos bons resultados, não basta retirar qualquer galho, deve-se saber exatamente como manejar a planta. Uma poda mal feita pode prejudicar a produção de uvas por vários anos”, alerta.
Além de conter informações sobre os diferentes tipos de poda nos sistemas de espaldeira e latada, o manual apresenta informações adicionais, por exemplo, quanto à necessidade de “repoda” em casos de granizo ou geada.
Clique no link e assista ao vídeo: