(Pergunta enviada por leitor do Globo Rural. Jornalista JOÃO MATHIAS)
Embora eu esteja sempre adubando, meu coqueiro não segura a carga. Faz alguns anos que os frutos murcham e caem quando chegam ao tamanho de um ovo de galinha. Qual será o motivo? Leonei de Paula Pires – Sete Quedas, MS
RESPOSTA – Faça uma avaliação do tipo e da dosagem da adubação empregada para, então, ajustar com base em uma análise de solo e/ou de folha. Uma planta adulta pode ser adubada, em média, com 3 a 5 quilos por ano de fertilizante químico e 10 a 20 quilos de adubo orgânico. Na ausência de análise de solo, indica-se utilizar a formulação N-P-K na proporção 20-10-20, podendo ser fracionada em duas aplicações. Na cultura do coqueiro, no entanto, é comum a perda de frutos imaturos, problema que, geralmente, está associado ao ataque de ácaros. O controle da praga é feito com pulverizações mensais de óleo de algodão (1,5%) e detergente neutro (1,0%). Direcione o jato para as inflorescências recém-abertas, quando os frutos ainda não foram atacados. Temperatura e umidade relativa do ar baixas também podem provocar aumento da perda de cocos. Considera-se de fundamental importância a manutenção de boa umidade do solo, principalmente em condições de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar.
Consultor: HUMBERTO ROLLEMBERG FONTES, engenheiro agrônomo, pesquisador em fitotecnia da Embrapa Tabuleiros Costeiros (CPATC), Aracaju, SE.