9/09/2013 – Globo Rural On-line
Sabor muito forte dos frutos é causado por uma neurotoxina natural característica da espécie
por João Mathias
Há algum método de tornar doces os frutos azedos do pé de carambola?
Roberto Lautens, via Twitter
O sabor azedo dos frutos da caramboleira, frutífera cultivada em pomares domésticos e em pequena escala para fins comerciais, é uma característica da planta que não pode ser mudada. No caso, trata-se de uma neurotoxina natural chamada ácido oxálico. Entretanto, existem disponíveis no mercado variedades com características de frutos desejáveis, como polpa suculenta e doce. Um exemplo é a carambola nota 10, que foi desenvolvida por pesquisadores no campus de Jaboticabal da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
________________________________________________________________________________
26/03/2014 – Globo Rural On-line
Plantei um pé de carambola, cuja primeira carga gerou frutos muito grandes, sobretudo, comparado aos que aparecem em reportagens e são vendidos no varejo. Qual é o tamanho comum da fruta, pois as que tenho medem 25 centímetros e pesam 310 gramas?
Terezinha Arruda – Rio Verde de Mato Grosso (MS)
Embora possam variar bastante as medidas do fruto da caramboleira, o comprimento de 25 centímetros e peso de 310 gramas são números impressionantes para uma carambola. Em geral, o comprimento do fruto de carambola varia entre 6 e 12 centímetros, enquanto o peso oscila entre 60 e 170 gramas. Diante de medidas tão destacadas, a melhor indicação é recorrer à Secretaria de Agricultura do município e solicitar a visita de um profissional da área agrícola para que seja realizada coleta de material vegetativo para análise e pesquisa.
Consultor: Diego Xavier, técnico de apoio do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, SP, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tel. (11) 4582-7284, dxavier@iac.sp.gov.br