Nome Científico: Spondias macrocarpa Engl.
Nomes populares: Cajá-redondo.
Família Botânica: Anacardiaceae
Distribuição Geográfica e Habitat: É uma fruteira nativa na Mata Atlântica de tabuleiro do Espírito Santo, Zona da mata de Minas Gerais e Sul da Bahia. Característica da Floresta Ombrófila Densa.
Características Gerais: Árvore caducifólia, de 8 a 14 metros de altura e 30 a 50 cm de tronco. O tronco é ereto, revestido por casca rugosa, fina. Folhas: compostas, imparipenadas, folíolos cartáceos, aromáticos, margens crenadas, glabros, na face superior e pubescentes sobre as nervuras na inferior. Flores: reunidas em inflorescências em panículas terminais. Frutos: drupa globosa, ovóides, com polpa fibrosa, de sabor ácido.
Solo: Prefere solos úmidos e férteis.
Usos: Os frutos podem ser consumidos in natura, encontrados em feiras-livres. De casca lisa e fina, a fruta possui coloração amarelo brilhante, muito aromática e de polpa suculenta, de sabor agridoce e ácido quando madura. Possuindo espinhos macios e irregulares em seu interior. Rica em fibras e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro, é muito utilizada no preparo de sucos, coquetéis, batidas, licores e sorvetes. A madeira possui características mecânicas baixas, usada para caixotaria leve, miolos de painéis, portas, forros, confecção de brinquedos e aeromodelos. As flores são apícolas. Como ornamental, é interessante para ser usada na recuperação de áreas degradadas por atrair pássaros. Seus frutos são apreciados principalmente por aves. A dispersão é realizada pela avifauna.