Nome científico: Chrysobalanus icaco L.
Nomes populares: Ajuru, ajiru, cajuru, guajuru, uajuru.
Família botânica: Chrysobalanaceae
Distribuição geográfica e habitat: Ocorre em regiões costeiras tropicais, desde a Flórida, EUA, até o sul do Brasil, nas costas da África, com muitas variedades e subespécies, naturalizadas nas ilhas do Índico e no sudeste da Ásia.
Características gerais: É um arbusto ou árvore de até 10 m, com a copa densa e muito ramificada. O tronco é tortuoso. As folhas são simples, glabras, curto-pecioladas. As flores são dispostas em racemos, geralmente esbranquiçadas. Os frutos são drupas comestíveis, especialmente quando postas em conservas, globosas, suculentas, de coloração variada, podendo ser vermelho, preto ou branco, dependendo da variedade. É esporadicamente cultivada em pomares domésticos. Existem muitas variedades desta planta. As principais são:
Clima e Solo: Adapta-se a vários tipos de clima, sendo característica das dunas arenosas e praias.
Usos: Os frutos são comestíveis e apreciados por populações ribeirinhas do baixo Amazonas, sendo comercializados em feiras da região Norte, usados para fabricação de doces e geleias. Possui propriedades adstringentes. Pode ser usada como ornamental. Sua casca é utilizada em curtume.
Fontes: DONADIO, L.C. Dicionário de Frutas. LORENZI, H. Árvores Brasileiras