• FRUTAS
    • Frutas e A-Z
    • Doenças e Pragas
    • Boas Práticas
    • Frutas e Saúde
    • Biblioteca
  • ORGÂNICOS
  • SERVIÇOS
    • Cursos e palestras
    • Consultoria
    • Perguntas e Respostas
  • INFORMAÇÕES
    • Quem Somos
      • História
      • Agradecimento
      • Missão, Visão e Valores
      • Equipe
      • Localização
    • Notícias
    • Agenda e Eventos
    • Perguntas & Respostas
    • Entrevistas
    • Links Úteis
  • CONTATO
  • ASSOCIADOS
    • Cadastrar
  • BOLETIM
  • CLASSIFICADOS
    • Consultores
    • Compra e Venda
    • Viveiros
  • Frutas
  • Doenças e Pragas
  • Boas Práticas
  • Biblioteca
Equipamentos portáteis para fruticultura
2 de maio de 2019
Conteúdo restrito
4 de maio de 2019
Publicado por Toda Fruta em 3 de maio de 2019
Categorias
  • Notícias
  • Uva
Tags

De acordo com agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, em geral, os preços foram considerados positivos – problemas na produção de outros municípios reduziu a oferta nacional, impulsionando os valores. Em dezembro/18 e janeiro/19, praticamente não houve oferta em Pilar do Sul, devido às chuvas que acometeram a região no período de podas e que afetaram a produtividade, gerando atrasos no calendário.

Já em São Miguel Arcanjo, mesmo diante do clima adverso, a colheita seguiu o ritmo habitual (porém, a produtividade também foi menor). Em março, as chuvas ocasionaram perdas por podridão e rachadura de bagas. Já em abril, o aumento da oferta de uvas finas, com a entrada da fruta de Marialva (PR), pressionou as cotações por algumas semanas.

De janeiro à primeira quinzena de abril, a itália paulista teve preço médio de R$ 4,59/kg, 40% superior ao do mesmo período de 2018. Os custos, por sua vez, foram estimados em R$ 2,50/kg. Contudo, houve queda na produtividade (de 34,2%) e redução de praticamente três semanas no calendário de oferta, o que “mascarou” a rentabilidade positiva. Mesmo diante desse cenário, a margem de ganho do produtor foi mais estreita. Assim, como reflexo de preços oscilantes e da safra curta, produtores devem reduzir a área podada dos seus parreirais no final do ano.

Data de Publicação: 30/04/2019
Fonte: Cepea

Compartilhar
0
Toda Fruta

Artigos Relacionados

10 de agosto de 2025

FRUTAS MERCADO
Com tarifaço, concorrência no mercado de frutas vai disparar.


Leia mais
6 de agosto de 2025

CATI lança livro sobre frutas vermelhas e apresenta palestras relevantes para o segmento no Congresso Brasileiro de Fruticultura


Leia mais
5 de agosto de 2025

PODER 360
OPINIÃO: O morango do amor e a qualidade na fruticultura.


Leia mais

Os comentários estão encerrados.

© 2025 Toda Fruta. All Rights Reserved. Muffin group