Quem visitou a Agrishow 2019 pôde conhecer muitas novidades em máquinas, equipamentos, acessórios e outras ferramentas que vão facilitar a lida no dia-a-dia da fruticultura.
Entre os lançamentos de equipamentos portáteis está o pulverizador costal Jacto PJA-18, movido à bateria e com assistência a ar. Foi desenvolvido para atender cultivos com alta densidade foliar, como plantações de tomate, pimentão, uva, berinjela, pepino e pimenta, além de pomares com plantas que alcançam altura de até 5 metros.
Este equipamento conta com o sistema exclusivo Jacto Flow Control. A tecnologia desenvolvida internamente no centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, que possibilita alcançar a parte inferior das folhas e a parte interna das plantas através do direcionamento de ar.
Outra possibilidade é o controle independendo do tamanho da gota, volume de aplicação e velocidade da ventilação, permitindo ajustes totalmente personalizados e específicos para cada necessidade, que aparecem em um display de LCD.
“Nosso principal objetivo com o Jacto PJA-18 é permitir que os produtores rurais pulverizem com mais eficiência alvos difíceis, reduzindo consideravelmente o desperdício de insumos. Nossos testes apontam que é possível aumentar a eficiência de aplicação em até 60%, reduzindo o volume de aplicação em até 800 l/ha”, explica Iago Reis de Oliveira, especialista de produtos da Jacto da unidade de produtos portáteis.
Também entre os portáteis estão as novidades em tesouras de poda e colheita. A Jacto apresentou a Jacto PR-40, tesoura movida à bateria que permite velocidade de trabalho três vezes maior do que uma tesoura manual, melhor ergonomia e possibilita corte preciso para agilizar a cicatrização da planta e diminuir os riscos de entrada de patógenos.
Para os fruticultores que preferem as tesouras manuais, a empresa lançou nesta Agrishow 4 modelos diferentes:
Tesoura de poda: o modelo Jacto PS-20 pesa 250g e com comprimento de 210mm, é leve e resistente composta por uma lâmina com revestimento de titânio que permite corte macio e limpo dos galhos com diâmetros de até 20mm.
Tesourão de poda: o modelo Jacto PS-30 é uma tesoura para ser utilizada com as duas mãos, permitindo cortar galhos de até 30mm de diâmetro e que estejam distantes do operador. É um implemento leve e prático com comprimento de 580mm e peso de 920g.
Tesouras para colheita: o modelo Jacto PS-10 é composto por lâminas de corte com ponta arredondada, específico para fruticultura e uso doméstico. Já o modelo Jacto PS-11 se diferencia por ter lâminas de corte com ponta fina, para o uso em raleio e desponte em frutíferas, floricultura e uso doméstico. Estas tesouras se assemelham por terem a capacidade de realizarem cortes em galhos de até 10mm de diâmetro com precisão e rapidez e pesam apenas 110g.
Informações para Imprensa:
ODARA COMUNICAÇÃO A SERVIÇO DA JACTO
Livia Borges – livia@odaracomunicacao.com.br