• FRUTAS
    • Frutas e A-Z
    • Doenças e Pragas
    • Boas Práticas
    • Frutas e Saúde
    • Biblioteca
  • ORGÂNICOS
  • SERVIÇOS
    • Cursos e palestras
    • Consultoria
    • Perguntas e Respostas
  • INFORMAÇÕES
    • Quem Somos
      • História
      • Agradecimento
      • Missão, Visão e Valores
      • Equipe
      • Localização
    • Notícias
    • Agenda e Eventos
    • Perguntas & Respostas
    • Entrevistas
    • Links Úteis
  • CONTATO
  • ASSOCIADOS
    • Cadastrar
  • BOLETIM
  • CLASSIFICADOS
    • Consultores
    • Compra e Venda
    • Viveiros
  • Frutas
  • Doenças e Pragas
  • Boas Práticas
  • Biblioteca
BOTÂNICA DO ABACAXIZEIRO
21 de setembro de 2016
TO: PRODUTORES DO ESTADO RECEBEM ORIENTAÇÕES TÉCNICAS SOBRE CULTURA DO ABACAXIZEIRO
21 de setembro de 2016
Publicado por Toda Fruta em 21 de setembro de 2016
Categorias
  • Abacaxi
  • Notícias
Tags
  • abacaxi

08/01/2016 – Agrolink


Os produtores de abacaxi, que fizeram o plantio de suas lavouras no fim do ano de 2014 já estão colhendo os frutos desde outubro de 2015 e deve prosseguir até fevereiro deste ano.  Segundo estimativa da diretoria de Políticas para Agricultura e Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em 2016, serão colhidos aproximadamente 75 milhões de frutos.

No Tocantins, o plantio de abacaxi ocorre sempre de setembro a dezembro, início do período chuvoso na região, facilitando o desenvolvimento da planta na fase inicial. Um ano e meio depois, os frutos podem ser colhidos. “A colheita do abacaxi irrigado esse ano iniciou em outubro e deve terminar em fevereiro. Já as lavouras de sequeiro demoram um pouco mais, podendo iniciar a colheita no mês de março”, explicou o engenheiro agrônomo e gerente de Agricultura da Seagro, Genebaldo Queiroz.

O abacaxi pérola, variedade plantada no Tocantins, é considerado o mais saboroso e também o mais consumido no Brasil. “Isso se deve principalmente às tecnologias que o produtor tem usado, com orientações dos técnicos, buscando maior produtividade e mais qualidade nos frutos”, disse o engenheiro agrônomo. Dentre essas tecnologias está o Programa de Produção Integrada e Sustentável, coordenado pela Seagro, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Expectativa – O produtor Marcio Oliveira possui 12 hectares em seu lote no projeto Hidroagrícola de Fruticultura São João, localizado no município de Porto Nacional, e já comemora as negociações para a safra 2015/16. “Em relação às vendas já está tendo uma boa procura, fechei com um comprador de São Paulo e também para Miracema do Tocantins, para produção de suco”, disse. Ele espera uma boa colheita este ano. “A expectativa é boa, esperamos um bom aproveitamento”, disse o produtor que trabalha no setor agrícola desde criança e há dois anos cultiva abacaxi. “Atualmente cultivo dois hectares, mas pretendo aumentar a área de produção para oito hectares ainda esse ano”, afirma.

Exportação – Cerca de 90% do abacaxi produzido no Tocantins é comercializado para outros estados. Os principais estados compradores são Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. De toda produção do Estado, 60% provém da agricultura familiar.

Compartilhar
0
Toda Fruta

Artigos Relacionados

1 de outubro de 2025

FRUTAS
O que plantar em outubro?


Leia mais
28 de setembro de 2025

MAÇÃ
Importação de maçã dispara após quebras de safras, mas setor projeta retomada


Leia mais
28 de setembro de 2025

FRUTAS EXPORTAÇÕES
Exportações de frutas brasileiras crescem 27% no primeiro semestre de 2025


Leia mais

Os comentários estão encerrados.

© 2025 Toda Fruta. All Rights Reserved. Muffin group