PERGUNTA – Minha mãe, que gosta muito de plantar, não está entendendo por que em seu sítio não estão produzindo os pés de caqui, nem o único de fruta-do-conde, apesar de floridos. O que pode ser? Betânia Portes Pereira Monteiro – Santa Luzia, MG
RESPOSTA – As flores das anonáceas, família botânica à qual pertence a fruta-do-conde, apresentam dicogamia protogínica – assincronia no amadurecimento entre os órgãos florais femininos e masculinos. Tal fenômeno impede a autopolinização das flores, mesmo estando ambos os órgãos reprodutivos no mesmo receptáculo floral (flores hermafroditas). Assim, como a planta é única na vizinhança, uma solução é realizar a polinização artificial. Outros fatores, no entanto, como condições climáticas durante a fase de florescimento, estado sanitário e nutricional da fruteira, podem colaborar para impedir o vingamento de frutos. Causas ambientais, deficiências nutricionais, origem genética e doenças também podem interferir na frutificação do caquizeiro. Recomenda-se entrar em contato com a Secretaria de Agricultura da cidade para solicitar a visita de um profissional da área agrícola capaz de identificar o problema e indicar o manejo adequado das plantas.
CONSULTORES: JOSÉ EMÍLIO BETTIOL NETO, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tel. (11) 4582-7284, bettiolneto@iac.sp.gov.br; e DIEGO XAVIER, pesquisador e técnico de apoio à pesquisa do IAC-APTA – Centro de Fruticultura do Instituto Agronômico de Campinas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.