• FRUTAS
    • Frutas e A-Z
    • Doenças e Pragas
    • Boas Práticas
    • Frutas e Saúde
    • Biblioteca
  • ORGÂNICOS
  • SERVIÇOS
    • Cursos e palestras
    • Consultoria
    • Perguntas e Respostas
  • INFORMAÇÕES
    • Quem Somos
      • História
      • Agradecimento
      • Missão, Visão e Valores
      • Equipe
      • Localização
    • Notícias
    • Agenda e Eventos
    • Perguntas & Respostas
    • Entrevistas
    • Links Úteis
  • CONTATO
  • ASSOCIADOS
    • Cadastrar
  • BOLETIM
  • CLASSIFICADOS
    • Consultores
    • Compra e Venda
    • Viveiros
  • Frutas
  • Doenças e Pragas
  • Boas Práticas
  • Biblioteca
Conteúdo restrito
18 de abril de 2017
Frutas nativas são esperança para produtores do ES
26 de abril de 2017
Publicado por Toda Fruta em 25 de abril de 2017
Categorias
  • Destaque Home
  • Notícias
Tags
  • citricultura
  • Laranja

Técnicos dos principais órgãos de pesquisa que atuam na citricultura reuniram-se em um workshop na Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro, no dia 19 de abril, para discutir os problemas e as dificuldades que o setor enfrenta hoje e suas perspectivas para o futuro.

Um diagnóstico da citricultura no estado de São Paulo foi feito em um workshop organizado pela Embrapa e realizado no dia 19 de abril na Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro (EECB). O objetivo foi discutir metas e soluções a partir do levantamento de gargalos e problemas atuais e probabilidade de ocorrência de futuros problemas no setor. Esse levantamento foi feito junto a pesquisadores, técnicos, citricultores, viveiristas  e consultores.

Técnicos das seguintes organizações participaram do encontro: Centro de Citricultura Sylvio Moreira, EECB, Instituto Biológico, Fundecitrus, Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Grupo de Consultores em Citros (GCONCI), USP, UNESP, Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (CNPMF), de Cruz das Almas, BA, e Citrosuco.

Os principais problemas apontados foram os seguintes: doenças, resíduos nos frutos, efeito no  meio ambiente dos produtos químicos aplicados no pomar, custos de produção e de mão de obra, concentração do setor industrial, pouca diversidade de variedades de mesa, qualidade, colheita mecânica,  queda  do consumo de frutas e de suco de laranja e dificuldade de transferir tecnologias ao pequeno produtor.

Ao final, um técnico do IAC, representado pelo CCSM, outro da Embrapa e um terceiro do Fundecitrus discorreram sobre a atuação de cada entidade na pesquisa no estado de São Paulo,  enfatizando as áreas prioritárias e a colaboração e as parcerias entre elas.

Compartilhar
0
Toda Fruta

Artigos Relacionados

3 de novembro de 2025

EVENTOS NOVEMBRO 2025
Confira o que vai acontecer!


Leia mais
28 de outubro de 2025

Missão europeia
busca parceria com
fruticultura brasileira


Leia mais
27 de outubro de 2025

Biofertilizantes alimentam a vida do solo.


Leia mais

Os comentários estão encerrados.

© 2025 Toda Fruta. All Rights Reserved. Muffin group