Heilus freyreissi é relatado pela primeira vez em plantas de abacate no Brasil
Foto: Andreas Kay (2017)
O abacateiro (Persea americana) é uma planta originária do continente americano e é de grande importância para o setor frutícola em várias regiões do mundo. Em 2014, a produção mundial foi em torno de 5 milhões de toneladas. Neste mesmo ano o Brasil totalizou em 156,7 mil toneladas, colocando-o entre os 10 maiores produtores do fruto.
Como a maioria das culturas, o abacateiro está sujeito às perdas na produtividade e na qualidade dos frutos em decorrência do ataque de pragas. Há diversas espécies que atacam essa planta. Um grupo que se destaca são os curculionídeos, incluindo as espécies do gênero Heilipus.
Um estudo recente de pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) reportou adultos de Heilus freyreissi alimentando de partes vegetais no início do desenvolvimento de plantas de abacate (ramos laterais jovens, nervura central das folhas, inflorescências, pedúnculos e frutos) na região do Alto Paranaíba. Esse é o primeiro relato dessa associação no Brasil.
Os autores observaram também que as injúrias estavam constantemente relacionadas aos sintomas da doença antracnose causada pelo fungo Colletotrichum sp.. Esse gênero possui centenas de espécies catalogadas e é considerado um dos mais importantes entre os fungos fitopatogênicos a nível mundial. Pode causar danos a diversas culturas de importância agrícola, tais como: café, mamão, pimentão, cacau, jabuticaba, batata, feijão, citros, maracujá, uva, guaraná, tomate, goiaba, maçã, abacate, entre outras.
A infestação de H. freyreissi é de importância econômica por ser um inseto que pode estar associado com a transmissão de doenças. Além disso, ataca vários órgãos da planta hospedeira e, consequentemente, pode ocorrer em várias fases do ciclo de desenvolvimento da cultura – ressaltando a necessidade de que seja feito o manejo da praga durante todo o período de cultivo.
Sua presença pode afetar a comercialização devido à depreciação do produto. Ao se tratar de uma nova ocorrência, devem ser feitas pesquisas sobre as estratégias de controle dessa praga em campo para que surtos populacionais sejam evitados.
Fonte: http://www.defesavegetal.net/single-post/2018/06/28/Nova-praga-do-abacateiro – Data: 28/06/2018.