Manipoyba 27 de abril de 2020 – Tags: ,

(Foto da flor: Gustavo Gaicon; demais fotos: Wikipedia)

Nome científico: Swartzia langsdorfii

Nomes populares: manipoyba, banha-de-galinha, pacová-de-macaco, jacarandá-banana, jacarandá-de-sangue, banana-de-papagaio.

Família botânica: Fabaceae

Distribuição geográfica e habitat: espécie endêmica do Brasil, perenifólia, esciófita, com distribuição irregular, descontínua e de muito baixa frequência. Tem ocorrência confirmada na região Sudeste , nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, no bioma Mata Atlântica, em vegetação do tipo Floresta Ombrófila, principalmente na Serra do Mar.

Características gerais da manipoyba

A árvore atinge de 8 a 4 m de altura e 40 a 60 cm de diâmetro de tronco. Floresce de setembro a janeiro; Ramos: levemente estrigosos.

Folhas: compostas com sete a oito folíolos e estípulas caducas; as estípulas são glabras, subuladas, lineares, lanceoladas; peciólulos pouco estrigosos, medianamente glabrescentes; folíolos de formato elíptico-ovalado, glabro, com dimensões de 8 a 12 cm de comprimento por 6 a 7 cm de largura

Flores: inflorescência ou panículas racemosas, ramifloras axilares; brácteas caducas, triangulares ou amplamente ovadas; as flores têm bractéolas persistentes ou decíduos, cálice glabro, de quatro segmentos, coriáceo, espesso, corola de pétalas brancas e persistentes, androceu de dois a quatro estames, maiores, caduco, glabro, com antera levemente oblata, estames, menores, glabros, com anteras levemente oblatas; gineceu glabro, com estigma punctado, com ovário de formato curvo a elíptico.

(foto: Wikipedia)

Frutos: têm formato de ovado a oblongo no contorno lateralmente compresso. Seus frutos são apreciados por muitas espécies da fauna, que se alimentam do arilo suculento que envolve parte da semente. Produz quantidade regular de sementes viáveis anualmente. A maturação dos frutos ocorre de fevereiro a abril.

Sua madeira é moderadamente densa, é fácil de trabalhar, com resistência mediana e durabilidade média em exposição ao tempo. Por isso, é utilizada na construção civil, tanto em obras internas quanto externas e também em marcenaria e carpintaria.