(Artigo publicado em 09/03/2015 pela Revista Brasileira de Fruticultura. Autores: HOSSEL, Cristiano e colaboradores)
Com o intuito de se avaliar o efeito da poda de raízes no transplantio de mudas de jabuticabeira, cerejeira-da-mata e uvaieira, realizou-se o presente trabalho por meio do manejo da poda do sistema radicular em diferentes proporções.
O experimento foi conduzido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Dois Vizinhos, PR. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, em fatorial duplo 3 x 4 (fruteira nativa x percentual de poda de raiz), contendo quatro repetições, utilizando-se de 10 mudas por unidade experimental. Após 180 dias de implantação do experimento, avaliaram-se o percentual de sobrevivência, o comprimento da parte aérea (cm) e o número de folhas, sendo para estas duas últimas variáveis considerada somente a diferença de valores obtidos do transplantio até esta análise.
A realização da poda radicular em mudas de jabuticabeira, cerejeira-da-mata e uvaieira interfere de forma negativa na sobrevivência e no desenvolvimento destas, não sendo aconselhada sua aplicação.
Para ler na íntegra o trabalho publicado na Revista Brasileira de Fruticultura, acesse: http://www.scielo.br/pdf/rbf/v36n3/v36n3a31.pdf