Nome científico: Macadamia integrifolia Maiden & Betch., M. tetraphylla
Nomes populares: Macadâmia, noz-macadâmia
Família botânica: Proteaceae
Características gerais: são duas as espécies importantes da nogueira-macadâmia, M. integrifolia e M. tetraphylla, introduzida no Brasil na década de 1930 pela empresa Dierberger Agrícola. Originária da Austrália, foi difundida por vários países e é cultivada comercialmente no Havaí, na Califórnia, na África do Sul, na Nova Zelândia e em outros países das Américas e da África. No Brasil, a produção é de cerca de 3,4 mil toneladas, sendo o sétimo produtor mundial. No livro História da Fruticultura Paulista, publicado em 2010, há um capítulo sobre a macadâmia, em que se baseia este texto (SILVA, S.R. da; CANTUARIAS-AVILÉS, T.). O fruto é um folículo deiscente, que se abre em uma sutura, com o pericarpo formando a casca, de cor verde, que envolve uma noz esférica e lisa (semente), com diâmetro de 1,2 a 3,2 cm, contendo uma amêndoa de cor creme ou branca, com peso médio de 1,5 a 3 g. A colheita dos frutos vai de fevereiro a junho no Brasil. A empresa Dierberger Agrícola mantém plantios comerciais de macadâmia e introduziu variedades. O Instituto Agronômico de Campinas lançou diversas variedades com o nome do IAC, provenientes de variedades introduzidas na década de 1950. Em 1990, foi fundada a Associação dos Produtores de Noz-Macadâmia, em Dois Córregos, SP, sob a liderança da empresa QueenNut Macadamia.
Vitaminas – vitamina C – 1,2 mg; vitamina E – 0,52 mg; tiamina (B1) – 1,2 mg; niacina (B3) – 2,46 mg; vitamina B6 – 0,29 mg.
Minerais – Cálcio – 85 mg; ferro – 3,6 mg; magnésio – 129 mg; fósforo – 188 mg; potássio – 367 mg.
A noz-macadâmia é reconhecida como alimento funcional, devido a seus componentes nutritivos e que promovem a boa saúde, com efeitos medicinais, pelo seu rico óleo, com 78 %, e sua qualidade nutricional, pela presença de ácido palmitoleico, proteínas e óleos insaturados, minerais, vitaminas e antioxidantes.
Fonte: DONADIO, L.C.; ZACCARO, R.P. Valor nutricional de frutas.
“O ovário da flor da macadâmia possui dois óvulos. Entretanto, o maior é fertilizado, enquanto o outro aborta. Ocasionalmente, duas sementes podem ser encontradas num único fruto, resultando em nozes gêmeas. Depois da fertilização, o fruto apresenta um padrão de crescimento sigmoidal durante o seu desenvolvimento; seu diâmetro aumenta rapidamente a partir da segunda ou da terceira semana depois da antese, até a 12a ou 15a semana, dependendo da cultivar”. (SACRAMENTO, C. K. do e outros, 2009).