Nome científico: Ziziphus joazeiro Mart.
Nome comum: Juá, juá-fruta, dão, juá-espinho.
Família Botânica: Rhamnaceae
Características Gerais: Árvore perenifólia, espinescente, com amplo sistema radicial. É endêmica do Brasil, característica da Caatinga. Seus frutos são drupas, globosas, carnosas, de casca fina que recobre uma polpa farinácea (parte comestível) no meio da qual está a semente envolta por uma muscilagem transparente. A polpa é adocicada a ácida, rica em vitamina C, muscilagens e açúcares.
Usos: O córtex e as folhas são ricos em saponina e tem grande valor detergente. A água de juá serve para amaciar e clarear a pele do rosto. É usado como xampu, anticaspa e tônico capilar. O juá maduro é muito estimado pelas crianças e adultos, pois mitiga a fome e a sede, em tempo de seca. Sua madeira é durável e moderadamente densa. Usada localmente para cabos de ferramentas, canzis, construções rurais, moirões e marcenaria. Extratos da casca e das folhas são usadas para aliviar problemas gástricos. Quando agitadas em água, possuem propriedades espumígena, usada como tônico capilar, limpeza dos dentes, anticaspa e doenças de pele. É usada na arborização urbana e no paisagismo, devido a ótima sombra que proporciona. Pode ser indicada para ser usada na recuperação de áreas degradadas por atrair a avifauna. É usada como forrageira, para ovinos, caprinos, suínos e bovinos.
Clima: Pode ser encontrada em temperaturas entre 18,4 a 28,9 °C, com chuvas periódicas em toda a área de ocorrência. O regime de precipitação pluvial média anual pode ocorrer desde 315 mm a 1.700 mm no Ceará. A altitude varia de 10 m no Ceará, a 700 m na Serra de Orubá, em PE. Não tolera baixas temperatura.
Solo: Prefere solos de alta fertilidade, aluviais argilosos, profundos, suportando áreas mais pedregosas onde se desenvolve menos.