

Assinado no dia 17 de janeiro, em Assunção, capital do Paraguai, o acordo Mercosul-União Europeia tem potencial de gerar novas oportunidades e negócios para a fruticultura brasileira, com a gradual redução de tarifas para ingresso no mercado europeu, que hoje giram em torno de 10% para as frutas.
Para o fruticultor e/ou agroindústria que atua no segmento das frutas que vê no tratado a oportunidade para começar a exportar, a consultora do Programa AgroBR, realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Apex, Monnike Garcia, pontua que o arranque nesta jornada de internacionalização exige, de fato, uma preparação adequada e especial.
“Este planejamento inclui, por exemplo, conhecer os requisitos para exportar, cumprir eventuais certificações exigidas, estruturar estratégias de comercialização e posicionar o produto de forma competitiva valorizando seus diferenciais”, explica Monnike, que irá examinar com detalhes o tema em painel no Fruit Fórum, durante a 3ª edição da Fruit Attraction São Paulo, que ocorre de 24 a 26 de março, na capital paulista.
Monnike ressalta, ainda, que numa cadeia como a da fruticultura a agregação de valor amplia o horizonte de negócios. “Quando você adiciona valor ao produto, por exemplo, produzindo geleias, sucos e polpas a partir das frutas como matéria-prima surgem novas oportunidades em comparação à venda somente do item ‘in natura’.” Além disso, acentua a consultora, certificações, como orgânicos, Indicação Geográfica, rastreabilidade são diferenciais a serem trabalhados.
Fruit Attraction São Paulo 2026
Organizada pela IFEMA – Instituição de Feiras de Madrid e a Fiera Milano Brasil, a Fruit Attraction São Paulo reunirá novamente, no final de março – de 24 a 26 -, na capital paulista, produtores, exportadores, compradores nacionais e internacionais, fornecedores, distribuidores, autoridades, entidades, e demais agentes do segmento, reafirmando seu papel de plataforma global para fruticultura brasileira.
Na edição de 2025, o evento recebeu mais de 16,3 mil visitantes, 400 marcas expositoras de mais de 60 países, gerou mais de 1,5 mil reuniões na rodada de negócios, com estimativa de mais de R$ 1 bilhão em vendas, e ocupou 15 mil m² de área expositiva, crescimento de 66% frente 2024.
Para a edição deste ano, a área de exposição será ampliada, contemplando os mais diversos elos do setor – insumos, máquinas agrícolas, equipamentos para o pós-colheita, logística, embalagens, tecnologias digitais, cadeia fria [transporte e armazenagem], e muito mais.
Com a participação dos principais estados produtores de frutas do Brasil, a programação da Fruit Attraction São Paulo 2026 terá novidades ainda nas já tradicionais atrações do Fruit Fórum – congresso de conteúdo –, o Cooking Show, espaço de experiências gastronômicas e a Rodada de Negócios, com sessões distintas para compradores e fornecedores nacionais e internacionais. Neste ano, Ceagesp, Abimaq, Ibrahort e Empapel, que se juntam à Abrafrutas – apoiadora master – como parceiros institucionais da Fruit Attraction São Paulo.
Serviço:
Fruit Attraction São Paulo 2026
https://www.ifema.es/fruit-attraction-sao-paulo/
Data: 24 a 26 de março de 2026
Horário: das 10h às 18h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP