• FRUTAS
    • Frutas e A-Z
    • Doenças e Pragas
    • Boas Práticas
    • Frutas e Saúde
    • Biblioteca
  • ORGÂNICOS
  • SERVIÇOS
    • Cursos e palestras
    • Consultoria
    • Perguntas e Respostas
  • INFORMAÇÕES
    • Quem Somos
      • História
      • Agradecimento
      • Missão, Visão e Valores
      • Equipe
      • Localização
    • Notícias
    • Agenda e Eventos
    • Perguntas & Respostas
    • Entrevistas
    • Links Úteis
  • CONTATO
  • ASSOCIADOS
    • Cadastrar
  • BOLETIM
  • CLASSIFICADOS
    • Consultores
    • Compra e Venda
    • Viveiros
  • Frutas
  • Doenças e Pragas
  • Boas Práticas
  • Biblioteca
Banco de dados online sobre mosca-das-frutas em SP
7 de dezembro de 2018
Pesquisadores e olivicultores discutem agenda de pesquisa para a olivicultura
19 de dezembro de 2018
Publicado por Toda Fruta em 7 de dezembro de 2018
Categorias
  • Destaque Home
  • Maracujá
  • Notícias
Tags
  • embalagens para mudas
  • maracujá
  • Mudas
  • plásticos na natureza
  • poluição do solo
  • resíduos de plástico

Novidade pode substituir com vantagem as tradicionais embalagens plásticas de mudas de plantas que acabam gerando resíduos na agricultura.

A estudante de ensino médio Juliana Davoglio Estradioto foi uma das ganhadoras do Prêmio Jovem Cientista deste ano. Aluna do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul, ela desenvolveu uma pesquisa que resultou na criação de um filme plástico à base de casca de maracujá, que se decompõe rapidamente no solo. Esse produto pode ser utilizado para substituir com vantagem as tradicionais embalagens de mudas de plantas largamente usadas na agricultura, normalmente feitas com polietileno de baixa densidade, cujo tempo de degradação na natureza é da ordem de 100 anos. O Prêmio Jovem Cientista foi criado na década de 1980 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), como forma de incentivar a pesquisa no Brasil, sendo realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Fundação Grupo Boticário e o Banco do Brasil. Neste ano, chegou à sua 29a edição, com o tema “Inovações para Conservação da Natureza”.

Outros prêmios – Juliana Estradioto recebeu vários outros prêmios com o mesmo projeto, dentre os quais o da Agência USP de Inovação, entregue na 15ª Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, e a medalha de ouro na Genius Olympiad 2018, realizada pela Universidade Estadual de Nova York.

Fonte: Gabriela Clemente – Jornal G1

Compartilhar
0
Toda Fruta

Artigos Relacionados

30 de setembro de 2025

PUXURI
A especiaria amazônica que você precisa conhecer


Leia mais
30 de setembro de 2025

LICHIA
Brasil pode bater recorde e ultrapassar as 200 toneladas de lichia exportadas na próxima safra


Leia mais
28 de setembro de 2025

MAÇÃ
Importação de maçã dispara após quebras de safras, mas setor projeta retomada


Leia mais

Os comentários estão encerrados.

© 2025 Toda Fruta. All Rights Reserved. Muffin group