(Foto: Sebrae 2014)
O Dia do Vinho Brasileiro (na verdade não é um dia, mas um período) chega à sua décima edição e ganha status nacional, passando a ser realizado de forma simultânea em seis estados – Rio Grande do Sul, Bahia e São Paulo e os estreantes Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. No total, engloba mais de 40 cidades com empreendimentos que vão de vinícolas a hotéis e pousadas, além de restaurantes e bares, que estarão mobilizados para receber milhares de visitantes entre os dias 17 de maio e 2 de junho. A programação completa da comemoração pode ser acessada no site www.diadovinho.com.br. O 4º Seminário TodaFruta, com o tema “Produção e Qualidade de Vinhos”, ocorre dentro do período da celebração, no dia 31 de maio, na UNESP/Jaboticabal.
Histórico
O evento Dia do Vinho Brasileiro ocorre desde 2010. É uma realização do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), por meio do projeto Vinhos do Brasil, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, do programa Wine in Moderation e do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho.
A edição de 2019 tem a parceria do Sebrae, por meio do convênio Valorização dos Vinhos Brasileiros, e o apoio das prefeituras dos municípios gaúchos de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Jundiaí, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Pinto Bandeira, Rolante, Urussanga, Veranópolis e Vila Flores, além das seguintes entidades: Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra), Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), Associação de Viticultores do Paraná (Vinopar), Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha, Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe de Urussanga (ProGoethe), Associação dos Vitivinicultores do Vale Central Gaúcho (Vinhos do Coração do Rio Grande), Associação Vinho de Altitude (SC), Instituto do Vinho Vale do São Francisco (BA), Rota do Vinho de Jundiaí (SP), Roteiro Caminho das Pipas (RS), Roteiro do Vinho de São Roque (SP), Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque – Sindusvinho (SP) e Sindicato da Indústria do Vinho do Estado de Minas Gerais (Sindvinho).