Nome científico: Prunus armeniaca L.
Nome popular: Damasco; apricot em inglês
Família botânica: Rosaceae
Características gerais: O damasco é nativo da China e da Sibéria. Foi introduzido na Europa antes de Cristo, onde se tornou muito importante como fruta. O fruto é arredondado, com cerca de 3 a 4 cm de diâmetro, com casca espessa, de cor amarela ou alaranjada, e polpa dura, com uma semente lisa.
Usos: O damasco é utilizado mais comumente nas formas de passa, geleia e bebida, como um licor feito de suas sementes. Todo o damasco consumido no Brasil é importado. É muito utilizado na culinária e na confeitaria, em iogurtes e com outros alimentos. O fruto cru pode ser consumido ao natural, como o pêssego, mas é mais ácido. Contém boa porcentagem de nutrientes, vitaminas e é considerado medicinal. Como não é produzido no Brasil, o seu uso aqui é do produto conservado, ou como passa ou em doces, formas ofertadas em nosso mercado e utilizadas na culinária.
Fonte: DONADIO, L.C.; ZACCARO, R.P. Valor nutricional de frutas.
________________________________________________________________________________
VALOR NUTRICIONAL DO DAMASCO
O damasco tem boa porcentagem de polpa, com 48 kcal; 11 g de carboidratos; 0,39 g de proteína; 1,8 g de fibras.
É rico em vitamina A, com mais de 2 mil UI, e níveis médios de tiamina (40 mcg); riboflavina (60 mcg); 0,4 mg de niacina, e apenas 10 mg de ácido ascórbico.
Minerais – sódio – 38,80 mg; potássio – 25 – 400 mg; fósforo – 21 – 25 mg; cálcio – 14 – 18 mg; ferro – 0,37 mg; magnésio – 8,8 mg.
Vitaminas – vitamina A – 202 – 1.200 mcg; vitamina B1- 60 mcg; vitamina B2 – 50 mcg; vitamina C – 9 mg; B3 – 0,4 mg; vitamina E – 1,5 mg.