• FRUTAS
    • Frutas e A-Z
    • Doenças e Pragas
    • Boas Práticas
    • Frutas e Saúde
    • Biblioteca
  • ORGÂNICOS
  • SERVIÇOS
    • Cursos e palestras
    • Consultoria
    • Perguntas e Respostas
  • INFORMAÇÕES
    • Quem Somos
      • História
      • Agradecimento
      • Missão, Visão e Valores
      • Equipe
      • Localização
    • Notícias
    • Agenda e Eventos
    • Perguntas & Respostas
    • Entrevistas
    • Links Úteis
  • CONTATO
  • ASSOCIADOS
    • Cadastrar
  • BOLETIM
  • CLASSIFICADOS
    • Consultores
    • Compra e Venda
    • Viveiros
  • Frutas
  • Doenças e Pragas
  • Boas Práticas
  • Biblioteca
Conteúdo restrito
23 de fevereiro de 2021
Conteúdo restrito
1 de março de 2021
Publicado por Toda Fruta em 1 de março de 2021
Categorias
  • Destaque Home
  • Notícias
Tags
  • HLB

O Huanglongbing (HLB) ou Greening é a doença mais importante da citricultura mundial, foi relatada inicialmente na China no final do século XIX e posteriormente na África no início do século XX.

Todafruta – Boletim Frutícola Nº6 – Data: 01/03/2021 Editor: Luiz Carlos Donadio/ Co-editora: Nicole Donadio Coordenador: Carlos Ruggiero

BOLETIM 06/2021

SÉRIE BOLETIM FRUTICOLA 2021

O HUANGLONGBING (HLB) NA VENEZUELA

Autores: Jesús Aular Jesús e María Cásares

INTRODUÇÃO: O Huanglongbing (HLB) ou Greening é a doença mais importante da citricultura mundial, foi relatada inicialmente na China no final do século XIX e posteriormente na África no início do século XX. O agente causal é a bactéria Candidatus Liberibacter spp, o vetor é o inseto Diaphorina citri Kuwayama (Hemiptera: Liviidae). Na América foi detectada pela primeira vez no Brasil (2004), seguido pelos Estados Unidos (2005), Cuba (2007), República Dominicana (2008), Belize e México (2009) e Colômbia (2014). O principal sintoma desta doença é caracterizado por o amarelecimento das folhas dos últimos fluxos ou brotos, que não segue um padrão regular e difere das deficiências de elementos minerais (Figura 1). Este artigo comenta como o HLB  avançou e devastou a indústria cítrica venezuelana e propõe algumas estratégias para refunda-la.

Para ter acesso a este, e a outros boletins na íntegra, colabore com o site Todafruta associando-se:  sitetodafruta@gmail.com

Compartilhar
0
Toda Fruta

Artigos Relacionados

20 de fevereiro de 2026

CAJU
A fruta brasileira rica em antioxidantes fortalece o corpo e pode ser cultivada em casa


Leia mais
16 de fevereiro de 2026

FRUTA DO CONDE OU PINHA DA CASCA VERMELHA


Leia mais
10 de fevereiro de 2026

Terceira reestimativa da safra de laranja 2025/26 em SP e MG prevê produção de 292,60 milhões de caixas


Leia mais

Os comentários estão encerrados.

© 2026 Toda Fruta. All Rights Reserved. Muffin group