O portal TodaFruta apresenta com exclusividade uma série de cinco artigos a cargo dos maiores especialistas na cultura do abacate no Brasil, com o objetivo de auxiliar o produtor rural interessado em dedicar-se à cultura dessa fruta a elaborar um projeto de negócio que tenha a maior rentabilidade possível, dentro de um processo natural de diversificação de renda ao longo do ano.
IMPLANTAÇÃO
O primeiro artigo é assinado por Aloísio Costa Sampaio, Engo Agrônomo, Prof. Adjunto do Depto. de Ciências Biológicas – Unesp/FC/Bauru e do Curso de Pós-Graduação em Horticultura – Unesp/FCA/Botucatu.
Leia o artigo na íntegra: associe-se para ter acesso aos conteúdos exclusivos do TodaFruta, por pequena taxa anual de 50 reais. Para mais informações de como associar-se envie e-mail para: sitetodafruta@gmail.com
Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a produção mundial de abacate em 2016 foi de 5,6 milhões de toneladas e seguiu em um ritmo rápido de crescimento ao longo dos últimos anos. Neste artigo, sob o título “O abacate no mundo, no Brasil e na CEAGESP de São Paulo” é apresentado um panorama da cultura.
Autor: Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida – Engenheiro Agrônomo, CEAGESP
Leia o artigo na íntegra: Abacate – mercado – associe-se para ter acesso aos conteúdos exclusivos do TodaFruta, por pequena taxa anual de 50 reais.
PRAGAS
A cultura do abacateiro está em ascensão no Brasil, com grande crescimento de plantio e de produção. Assim como todas as culturas existentes no mundo, alguns fatores são entraves de produção. Um deles é a ocorrência de pragas nos pomares, sendo a praga-chave da cultura a broca-do-abacate, Stenoma catenifer Walsingham (Lepidoptera: Elachistidae).
Autores: Thaís Carolina Silva Cirino (1); Aloísio Costa Sampaio(2)
(1) Bióloga, Mestre em Horticultura pela FCA-Unesp/Botucatu e doutoranda em Defesa Fitossanitária na FCA-Unesp/Botucatu
(2) Engo Agrônomo, Prof. Adjunto do Depto de Ciências Biológicas – Unesp/FC/Bauru e do Curso de Pós-graduação em Horticultura – Unesp/FCA/Botucatu
Leia o artigo na íntegra: Abacate – broca – associe-se para ter acesso aos conteúdos exclusivos do TodaFruta, por pequena taxa anual de 50 reais.
DOENÇAS
A podridão de raízes (Phytophthora cinnamomi), considerada uma das principais doenças do
abacateiro, apresenta como sintomas iniciais redução no desenvolvimento da planta, amarelecimento
foliar generalizado, seguido de queda das folhas, seca dos ponteiros, produção de frutos menores e
morte da planta, como resultado do apodrecimento do sistema radicular. O manejo da doença consiste na adoção integrada de várias medidas
Autor: Ivan Herman Fischer – Engo Agrônomo, Doutor em Fitopatologia e Pesquisador C V da APTA Regional Centro-Oeste Paulista – Bauru, SP.
Leia o artigo na íntegra: Abacate – doenças – associe-se para ter acesso aos conteúdos exclusivos do TodaFruta, por pequena taxa anual de 50 reais.
NUTRIÇÃO
Autor: Bruno Henrique L. Gonçalves -Engo Agrônomo, Doutor em Horticultura e Consultor em Abacate.
A nutrição é de extrema importância para o desenvolvimento do abacateiro, pois em desequilíbrio promove crescimento desuniforme, redução da produtividade e calibre dos frutos, bem como uma intensificação da característica fisiológica de “bianualidade” da cultura. No Brasil, é crescente a produção do abacate, porém alguns fatores têm sido obstáculos para o aumento da produção, como limitações climáticas e de tecnologia referentes principalmente aos temas manejo nutricional, fenologia, irrigação, poda e doenças de solo.
Leia o artigo na íntegra: Abacate – nutrição – associe-se para ter acesso aos conteúdos exclusivos do TodaFruta, por pequena taxa anual de 50 reais.