(artigo veiculado em 06/03/2015 no site www.tuasaude.com/beneficios-do-abacate/)
Os benefícios do abacate para a saúde incluem ajudar a melhorar o perfil do colesterol no sangue e o sistema circulatório porque contém gordura saudável, como ômega 3. Além disso, o abacate também pode: melhorar a pele, pois tem boas quantidades de vitamina A, E e C; prevenir doenças congênitas, pois contém ácido fólico; proteger as células pela sua riqueza em antioxidante. Porém, o abacate engorda se consumido em excesso, porque é uma das frutas mais ricas em gordura, que mesmo sendo de boa qualidade, tem muitas calorias. O abacate é rico em gordura boa do tipo monoinsaturada, fibras, antioxidantes, magnésio e ácido fólico.
A seguir, são listados os principais benefícios proporcionados pela fruta:
Musculação – Evita a fadiga muscular e combate os radicais livres que surgem devido ao exercício intenso provocando o envelhecimento celular. Os antioxidantes presentes naturalmente nos alimentos são altamente recomendados para os praticantes de musculação e o abacate é uma boa escolha.
Gravidez – Previne doenças congênitas em bebês. Durante a gravidez, é essencial o consumo de folato ou ácido fólico, do qual o abacate é uma excelente fonte.
Cabelo – Aumenta a hidratação, tornando os cabelos mais brilhantes e macios. Assim, os benefícios do abacate para o cabelo não surgem pela ingestão, mas sim pela possibilidade de fazer uma máscara com a polpa do abacate, que permite que o cabelo fique forte e bonito.
Pele – Melhora o tônus da pele, pois contribui para sua firmeza e ainda retarda a formação de manchas oriundas do envelhecimento do corpo. O abacate tem sido usado amplamente pela indústria da beleza devido a sua capacidade de metabolizar o colágeno da pele, ajudando no combate das estrias, rugas e celulite, além de sua capacidade antioxidante que evita o envelhecimento da pele.
Diabetes – Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, pois a fruta não tem uma grande quantidade de carboidrato e o seu alto teor em fibra aumenta a saciedade e ajuda o diabético a cumprir os horários das refeições que são fundamentais.
Emagrecimento – Aumenta a saciedade porque é rico em fibras que dão a sensação de estômago cheio, diminuindo o apetite. Porém, por outro lado, o abacate é muito calórico e tem muita gordura, não sendo a fruta mais indicada para dietas de emagrecimento.