• FRUTAS
    • Frutas e A-Z
    • Doenças e Pragas
    • Boas Práticas
    • Frutas e Saúde
    • Biblioteca
  • ORGÂNICOS
  • SERVIÇOS
    • Cursos e palestras
    • Consultoria
    • Perguntas e Respostas
  • INFORMAÇÕES
    • Quem Somos
      • História
      • Agradecimento
      • Missão, Visão e Valores
      • Equipe
      • Localização
    • Notícias
    • Agenda e Eventos
    • Perguntas & Respostas
    • Entrevistas
    • Links Úteis
  • CONTATO
  • ASSOCIADOS
    • Cadastrar
  • BOLETIM
  • CLASSIFICADOS
    • Consultores
    • Compra e Venda
    • Viveiros
  • Frutas
  • Doenças e Pragas
  • Boas Práticas
  • Biblioteca
JUÁ
15 de setembro de 2016
Ziziphus joazeiro Mart.
15 de setembro de 2016
Publicado por Toda Fruta em 15 de setembro de 2016
Categorias
  • Frutas
  • J
  • Jatobá
  • Notícias
Tags
  • jatobá

28/01/2014 – Globo Rural

Jatobá é uma árvore nativa do Brasil que pode chegar a 20 metros de altura. Fruto pode ser transformado em farinha que é usada na fabricação de pães.

O jatobá é uma árvore nativa do Brasil, conhecida também como jataí. Ela é encontrada em vários estados do país, da Amazônia ao Paraná. A árvore pode chegar a 20 metros de altura e o tronco, um metro de diâmetro. A madeira do jatobá é dura e resistente, é uma madeira de lei.

O fruto é uma vagem marrom, geralmente com duas sementes. Dentro, uma polpa amarelada reveste e protege as sementes. Transformada em farinha, é usada na fabricação de doces e pães.

Uma chácara de Piracicaba, em São Paulo, tem um pé de jatobá com a idade estimada em 30 anos. O biólogo Alessandro Moraes explica que é difícil coletar o fruto do jatobá. “Pode coletar ele diretamente da árvore ou dos que caíram no chão. O fruto é bem resistente e não é fácil de retirar a semente de dentro”, diz. “A semente possuí um tegumento, popularmente conhecido como casca, que protege o embrião.”

Outra forma de coletar os frutos é usar uma tesoura de poda com um extensor para atingir o topo da árvore.

No viveiro de uma empresa especializada em produção de mudas de espécies nativas, Alessandro mostra como extrair a semente do jatobá. Ele quebra o fruto com um pedaço de madeira, revelando uma massa farinácea, que é a polpa do jatobá, usada para produção de alimentos.

Primeiro, é preciso limpar a semente, retirando a polpa em um pouco de água. Depois da limpeza, é hora de romper a casquinha da semente para permitir a entrada de água. Aí começa o processo de germinação. No viveiro, eles encontraram uma maneira prática de fazer isso: usam um pedaço de madeira, com um buraco do tamanho da semente, para lixar a superfície.

Cuidado para não raspar muito e danificar o embrião. “É importante não fazer a raspagem na cicatriz da semente, pois é de onde sai à radícula, que será a futura raiz da muda”, explica o biólogo.

Ela fica de molho em água por 48 horas, trocando a água a cada 12 horas. Depois do prazo, a semente fica inchada e está pronta para produzir a muda.

Para preparar o substrato, devem-se usar duas partes de terra de subsolo, uma parte de areia e uma parte de esterco curtido. Outro truque: use um tubo de PVC cortado para facilitar o enchimento das sacolas. Sempre coloque a semente de lado, e não em pé, para garantir que ela vai germinar.

Em seis meses a muda fica pronta. O verão é uma boa época para plantar as mudas de jatobá. O segredo é lixar a casquinha da semente. Se não fizer isso, a chance de germinação cai para menos da metade.

Compartilhar
0
Toda Fruta

Artigos Relacionados

16 de agosto de 2025

MACADÂMIA
Sistema digital mapeia pragas que afetam a produção da macadâmia


Leia mais
14 de agosto de 2025

EXPOFRUIT 2025
“Sustentabilidade e Inovação: Fruticultura Tropical Responsável”,


Leia mais
12 de agosto de 2025

QUE FRUTA É ESSA?
Nativo da Amazônia


Leia mais

Os comentários estão encerrados.

© 2025 Toda Fruta. All Rights Reserved. Muffin group