• FRUTAS
    • Frutas e A-Z
    • Doenças e Pragas
    • Boas Práticas
    • Frutas e Saúde
    • Biblioteca
  • ORGÂNICOS
  • SERVIÇOS
    • Cursos e palestras
    • Consultoria
    • Perguntas e Respostas
  • INFORMAÇÕES
    • Quem Somos
      • História
      • Agradecimento
      • Missão, Visão e Valores
      • Equipe
      • Localização
    • Notícias
    • Agenda e Eventos
    • Perguntas & Respostas
    • Entrevistas
    • Links Úteis
  • CONTATO
  • ASSOCIADOS
    • Cadastrar
  • BOLETIM
  • CLASSIFICADOS
    • Consultores
    • Compra e Venda
    • Viveiros
  • Frutas
  • Doenças e Pragas
  • Boas Práticas
  • Biblioteca
GESTÃO AMBIENTAL DA PRODUÇÃO DE MORANGO
28 de novembro de 2016
COMO IDENTIFICAR E PREVENIR A MANCHA-DE-ALTERNÁRIA EM PONKAN
28 de novembro de 2016
Publicado por Toda Fruta em 28 de novembro de 2016
Categorias
  • Frutas
  • Notícias
  • U
  • Uva
Tags
  • Divinolândia
  • uva
  • vinho Chardonnay
  • vitivinicultura

Quando decidiu investir na plantação de uvas em Divinolândia, SP, o empresário Márcio Verrone encontrou o caminho para o sucesso. Sua primeira safra foi usada na fabricação de um vinho branco escolhido como o melhor chardonnay do país em 2016.

Antes, os alvos eram as cebolas e as batatas. Mas, assim que decidiu investir na plantação de uvas em Divinolândia, SP, o empresário Márcio Verrone encontrou o caminho para o sucesso. Sua primeira safra foi usada na fabricação de um vinho branco escolhido neste ano (2016) como o melhor chardonnay do país no “GP Vinhos do Brasil”, uma conquista importante para o leste paulista.

“Esse reconhecimento abre uma nova oportunidade e um novo conceito de se fazer vinho que vai permitir a criação de um novo polo de produção de vinhos de qualidade para a escala brasileira”, avaliou o pesquisador Murilo de Albuquerque Regina, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Produção

O parreiral de Verrone (foto abaixo) fica na Serra da Mantiqueira, a 1.300 metros de altitude, onde a temperatura e o solo favorecem o cultivo de uvas. “Os dias são quentes e, à noite, as temperaturas caem muito. Os dias quentes são transformadores do açúcar que se transformará, no futuro, no álcool do vinho, e noites frias são precursoras de aroma, é onde se faz uma diferenciação aromática”, explicou o gerente de produção, Marcelo José Grespan.

noticias-parreiral-em-divinolandia

Além das condições propícias, outro ponto que explica o resultado é a aplicação de técnicas modernas de manejo. A sede da vinícola fica em São José do Rio Pardo e a fabricação do vinho ocorre em Caldas, no Sul de Minas Gerais, onde a Epamig oferece um programa de  incentivo à produção de vinhos finos.

Na fazenda experimental da empresa são feitas pesquisas para descobrir a melhor forma de cultivar e processar as uvas em regiões mais quentes do que o Sul do país, onde a produção de vinhos é tradicional. O resultado desses estudos serve de apoio para os produtores, que também podem fabricar os vinhos na fábrica que a Epamig mantém, onde há estrutura para todas as etapas, desde a extração do suco, fermentação do vinho nas garrafas,  maturação da bebida nas barricas  e envase.

Novos vinhos

Outros vinhos da vínicola riopardense permanecem em Caldas, onde estão passando pelo processo de fermentação e maturação antes de irem para o mercado. Um deles é o espumante feito com uvas Chardonnay e Pinot Noir, que, segundo o empresário, tem tudo para ajudar o Sudeste a se consolidar como uma região produtora desse tipo de vinho. “Cada garrafa tem sua própria vida e, se você fala em safra nova, você tem um ano entre uma colheita e outra. Tudo muda e a qualidade também, porque a uva vai ficando mais velha, vai se consolidando mais no solo, vai trazendo mais nutrientes do solo, [o que] faz com que ela tenha maior qualidade”, finalizou Verrone.

(Foto: Eder Ribeiro/EPTV – G1 São Carlos e Araraquara)

Compartilhar
0
Toda Fruta

Artigos Relacionados

13 de junho de 2025

EVENTOS JUNHO 2025
Confira o que vai acontecer!


Leia mais
11 de junho de 2025

LIVRO
Mapa lança publicação técnica sobre riscos em alimentos vegetais no Dia Mundial da Segurança dos Alimentos


Leia mais
10 de junho de 2025

CACAU
Novo nicho de mercado cresce no estado de São Paulo


Leia mais

Os comentários estão encerrados.

© 2025 Toda Fruta. All Rights Reserved. Muffin group