FAMÍLIA: Malvaceae.
ESPÉCIE: Theobroma grandiflorum (Willd. ex Spreng.) K.Schum.
NOMES POPULARES: O nome Cupuaçu vem da língua tupi “kupu”, (que significa “que parece com cacau”) + uasu (que significa “grande”), ou seja, o nome significa “que parece com cacau grande”. Na maioria dos estados da Amazônia também é conhecido como cupu; no Maranhão como pupu ou pupuaçu; cacau-cupuaçu na Bahia; na região de Iquitos, no Peru, como cupuazur; bacau na Colômbia; cacau blanco no México, Costa Rica e Panamá; cupuassu na Inglaterra; patas no México; lupo no Suriname (Cuatrecasas, 1964; Clement; Venturieri, 1990; Cavalcante, 1996). Com relação ao nome científico Theobroma significa “manjar dos deuses” e grandiflorum “flores grandes”.
Fotos: Eduardo Reiff 128 CUPUAÇU
O cupuaçu é um fruto nativo da Amazônia e tem sido utilizado há séculos pelos povos indígenas. Para os povos indígenas da Amazônia, o cupuaçu possui um caráter sagrado! Eles não apenas consumiam a polpa do fruto como parte da alimentação, mas também aproveitavam suas sementes para fins medicinais. O cupuaçu é frequentemente classificado como um superalimento devido ao seu perfil nutricional completo.
O fruto, além de possuir um sabor único, é rico em: Antioxidantes, Vitaminas e minerais e Fibras, oferecendo inúmeros benefícios à saúde!
Além disso, também possui compostos bioativos, como os polifenóis, que oferecem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Tendo isso em vista, esses nutrientes ajudam a combater o estresse oxidativo, auxiliando na proteção do organismo contra doenças crônicas, por exemplo!
As comunidades tradicionais veem o fruto como símbolo de fartura e sustento. Além de utilizarem o cupuaçu na alimentação diária, a polpa e as sementes também são utilizadas em rituais e na produção remédios naturais, por isso é considerado tão importante!
Ácido e com aroma e sabor inconfundível, o cupuaçu, fruto típico da Amazônia, não é apenas uma iguaria apreciada pelos seus atributos culinários. Ele se destaca também por ser uma potente fonte de nutrientes que auxiliam a saúde. O fruto é rico em vitamina A e C, além de minerais essenciais como cálcio, ferro, magnésio e sódio, importantes para a manutenção da saúde.
Leia mais em TODAFRUTA DE A a Z!