• FRUTAS
    • Frutas e A-Z
    • Doenças e Pragas
    • Boas Práticas
    • Frutas e Saúde
    • Biblioteca
  • ORGÂNICOS
  • SERVIÇOS
    • Cursos e palestras
    • Consultoria
    • Perguntas e Respostas
  • INFORMAÇÕES
    • Quem Somos
      • História
      • Agradecimento
      • Missão, Visão e Valores
      • Equipe
      • Localização
    • Notícias
    • Agenda e Eventos
    • Perguntas & Respostas
    • Entrevistas
    • Links Úteis
  • CONTATO
  • ASSOCIADOS
    • Cadastrar
  • BOLETIM
  • CLASSIFICADOS
    • Consultores
    • Compra e Venda
    • Viveiros
  • Frutas
  • Doenças e Pragas
  • Boas Práticas
  • Biblioteca
GIRASSOLFruto é o órgão daplanta com maiorimportância econômica
22 de setembro de 2023
POLINIZAÇÃOAtlas apresenta abelhassem ferrão mais viáveispara criação no Brasil
3 de outubro de 2023
Publicado por Toda Fruta em 2 de outubro de 2023
Categorias
  • Boas práticas
  • Notícias
  • ORGÂNICOS
Tags
  • abelhas
  • abelhas sem ferrão

Iniciativa foi lançada em agosto de 2013 e rapidamente obteve adesão no País e apoio de importantes organizações internacionais.  

(texto baseado em conteúdo publicado no site www.semabelhasemalimento.com.br) 

A campanha “Sem Abelha, Sem Alimento” foi criada em agosto de 2013 por iniciativa do CETAPIS (Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do Rio Grande do Norte), liderada pelo Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves, professor titular aposentado da USP de Ribeirão Preto, geneticista e pesquisador sobre abelhas e atualmente professor visitante da UFERSA/RN.  

Em 2017, essa iniciativa se tornou formalmente a ONG Bee Or Not To Be, uma associação civil, apartidária e sem fins lucrativos, constituída para conscientizar a população para a importância das abelhas, desenvolvendo ações no Brasil e na América Latina, visando à proteção, elevação e manutenção da vida de todas as espécies de abelhas. 

No lançamento da campanha, foi criada uma Petição em Proteção às Abelhas, encerrada em 8 de março de 2015, que recolheu 22.190 assinaturas e foi entregue às autoridades competentes, delas exigindo uma atitude em prol da preservação das abelhas. 

Durante a Apimondia 2013, em Kiev, a campanha obteve importantes apoios internacionais, como a Apimondia (Federação Internacional das Associações de Apicultores), a Filapi (Federação Internacional Latinoamericana de Apicultura) e a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), que se somaram aos apoios da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) e a Abemel https://www.brazilletsbee.com.br (Associação Brasileira dos Exportadores de Mel). Em janeiro de 2015, estabeleceu parceria com o Projeto Polinizadores do Brasil, para trazer os resultados deste importante projeto ao conhecimento de produtores rurais e criadores de abelhas. 

O exercício de conscientização é permanente, e será preciso lançar ainda mais luz sobre o problema do declínio dos polinizadores. Qualquer pessoa pode dar sua contribuição assinando seu nome na comunidade Bee or not to be,  tornando-se um “Amigo das abelhas”. Também pode dividir esse conhecimento utilizando os materiais disponíveis para download e nas redes sociais, ou simplesmente, convidando as pessoas de seu relacionamento a visitarem os sites www.semabelhasemalimento.com.br e também o da ONG www.beeornottobe.com.br . 

Compartilhar
0
Toda Fruta

Artigos Relacionados

28 de setembro de 2025

MAÇÃ
Importação de maçã dispara após quebras de safras, mas setor projeta retomada


Leia mais
28 de setembro de 2025

FRUTAS EXPORTAÇÕES
Exportações de frutas brasileiras crescem 27% no primeiro semestre de 2025


Leia mais
6 de setembro de 2025

LIMÃO
Exportação de limão cresce e setor aposta na expansão para Ásia


Leia mais

Os comentários estão encerrados.

© 2025 Toda Fruta. All Rights Reserved. Muffin group