A pitaya é um fruto produzido por plantas da família Cactaceae, sendo os gêneros Hylocereus e Selenicereus os mais importantes comercialmente. No Brasil, as pitayas são consideradas uma novidade promissora para os produtores e consumidores, entretanto é importante o fortalecimento da cadeia produtiva.
Para isso, é de grande importância o desenvolvimento de cultivares com garantia de origem genética e o estabelecimento das instruções normativas para os processos de registro e proteção de cultivares. Nessa linha, foi estabelecida uma parceria entre o Serviço Nacional de Proteção de Cultivares do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e a Embrapa Cerrados para obter e validar os descritores das pitayas e compor as Instruções para Execução dos Testes de Distinguibilidade, Homogeneidade e Estabilidade (DHE). Um dos produtos dessa parceria é este manual prático ilustrado para aplicação dos descritores. Cada descritor e respectivas classes fenotípicas são apresentadas de forma ilustrada para uniformizar, padronizar e evitar erros no processo de obtenção dos descritores.
*Ricardo Zanatta Machado Coordenador do Serviço Nacional de Proteção de Cultivares Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Para o fortalecimento da cadeia produtiva das pitayas no Brasil, é de grande importância o desenvolvimento de cultivares com garantia de origem genética e o estabelecimento das instruções normativas para os processos de registro e proteção de cultivares. Nessa linha, foi estabelecida uma parceria entre o Serviço Nacional de Proteção de Cultivares do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e a Embrapa Cerrados para obter e validar os descritores das pitayas e compor as Instruções para Execução dos Testes de Distinguibilidade, Homogeneidade e Estabilidade (DHE). Um dos produtos dessa parceria é este manual prático ilustrado para aplicação dos descritores.
Baixe a publicação gratuitamente no link: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1139952