
BRS Sol Bahia: nova variedade de abacaxi resistente à fusariose
A variedade BRS Sol Bahia é um híbrido oriundo do cruzamento da variedade FRF 632 (obtida na Amazônia) e a cultivar Gold (ou MD-2), principal cultivar no mercado mundial in natura. A ‘BRS Sol Bahia’ foi obtida pelo programa de melhoramento genético do abacaxizeiro da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), avaliada ao longo de vários ciclos, entre 2017 e 2024, se destacando nos ensaios de competição em diferentes regiões produtoras de abacaxi no Brasil, em especial no Nordeste, Triângulo Mineiro e Norte Fluminense.
A planta da variedade BRS Sol Bahia tem crescimento vegetativo vigoroso, porte médio a grande, folhas longas e mais estreitas que a cultivar Pérola, com poucos espinhos, facilitando os tratos culturais. Produz mudas do tipo filhote (ou mudas de cacho) em número similar ao da cultivar Pérola, dependendo de
boas condições hídricas no período da indução floral. Apresenta frutos de tamanho similar ao da cultivar Pérola, com formato cônico-cilíndrico, polpa creme, elevado teor de açúcares e média acidez, o que lhe confere sabor excelente. A maturação do fruto é cerca de duas semanas mais tardia em relação à cultivar Pérola, característica interessante para deslocar a janela de mercado. O fruto apresenta maior firmeza que o fruto da cultivar Pérola e deve ser colhido no
estádio de maturação colorido, por ter maior resistência ao transporte e maior vida de prateleira. Essa característica também poderá ser vantajosa para acessar o mercado externo.
É resistente à fusariose, principal doença da cultura, dispensando a aplicação de fungicidas para seu controle, o que reduz os custos e os riscos ambiental e humano, permite a produção de frutos mais sadios para o consumidor e de mudas isentas do fungo causador da fusariose. O plantio convencional de um hectare da cultivar Pérola abrange em torno de 35 mil plantas, e as perdas médias devido à incidência da fusariose atingem cerca de 20% das plantas e frutos.
Em resumo, a nova variedade BRS Sol Bahia, quando comparada com a cultivar Pérola, apresenta:
• Resistência genética à fusariose, reduzindo as perdas de plantas, frutos e mudas.
• Dispensa do uso de fungicidas, oferecendo maior segurança alimentar para o consumidor.
• Poucos espinhos nas folhas, facilitando os tratos culturais.
• Tamanho do fruto próximo ao da cultivar Pérola.
• Fruto com maior firmeza, maior resistência durante o transporte e maior vida de prateleira.
• Fruto mais doce que a cultivar Pérola.
As mudas da variedade BRS Sol Bahia, produzidas por micropropagação em biofábricas, devem ser manejadas como plantas matrizes.
As mudas convencionais (tipo filhote) obtidas a partir dessas matrizes devem ser utilizadas para o posterior plantio em maiores áreas. É
vantajoso aproveitar os talos das plantas para a produção de mudas pela propagação rápida em viveiros (via técnica de seccionamento), para ampliar a disponibilidade de material para novos plantios.
A variedade de abacaxi BRS Diamante é uma nova cultivar desenvolvida pela Embrapa, sendo um híbrido entre as variedades FRF 632 e Gold (ou MD-2). Suas principais características incluem alta resistência à fusariose, uma doença que afeta gravemente a cultura, e frutos com excelente sabor. Outra variedade similar, a BRS Sol Bahia, também foi desenvolvida e possui características benéficas semelhantes.
FONTE: Embrapa Mandioca e Fruticultura
www.embrapa.br/mandioca-e-fruticultura