
O futuro da fruticultura brasileira, com foco em sustentabilidade e inovação, será debatido em alto nível durante o Fórum de Negócios que acontecerá no Grand Hyatt São Paulo, no dia 23 de novembro, na capital paulista. O evento contará com a presença do Comissário Europeu para a Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen, e de uma comitiva de 80 representantes do setor agroalimentar da União Europeia. O objetivo do encontro é estreitar as relações comerciais e tecnológicas entre o Brasil e o bloco europeu, com foco especial na troca de experiência em métodos avançados de produção.
Em entrevista exclusiva ao Toda Fruta, Hannes Tauber (foto ao lado), diretor de Marketing da VOG – Home of Apples (importante consórcio europeu de produtores de maçã), destacou que a missão representa uma “valiosa oportunidade para fortalecer o entendimento mútuo” e construir parcerias de longo prazo baseadas em qualidade, inovação e valores compartilhados”.
Para ele, o intercâmbio vai além do aspecto comercial, sendo uma chance de aprimorar o know-how em áreas cruciais para a fruticultura. “É uma oportunidade de trocar know-how sobre modelos de produção sustentável, logística avançada e estratégias de marketing que criam valor agregado em toda a cadeia de suprimentos,” afirmou o executivo.
A colaboração entre produtores europeus e brasileiros é vista como um caminho para o progresso conjunto em métodos de produção. Isso inclui desde a adoção de modelos orgânicos e de produção integrada até o investimento em pesquisa e desenvolvimento de proteção de plantas e, crucialmente, em inovação varietal. “A colaboração fornece uma plataforma para compartilhar e aprofundar nossa compreensão coletiva sobre as tendências de consumo global, as preferências alimentares em evolução e os futuros requisitos de mercado. Estes são fatores-chave que moldarão a competitividade e o sucesso do setor de frutas nos anos vindouros”, afirma Tauber.
O Fórum de Negócios oferecerá aos participantes brasileiros uma visão direta das principais tendências do mercado agroalimentar europeu e incluirá análises sobre o cenário comercial entre o Brasil e a União Europeia. Dentro da agenda da visita ao Brasil, os participantes também participarão de rodadas de negócios e visitas a produtores e empresas