26/09/2016 – Globo Rural On-line – POR JOÃO MATHIAS
A videira não tolera solos encharcados, solos sem irrigação e solos muito salinos
É indicado plantar uva na região do litoral paulista próxima a Itanhaém, SP? O plantio pode ser direto no solo, ou deve ser antes preparado em vaso ou caixa com terra adequada? Clodoaldo Barbosa Fernandes, de São Paulo (SP)
É possível sim plantar uvas na região da cidade de Itanhaém. A videira só não tolera solos encharcados, solos muito secos sem irrigação e solos muito salinos, com altos teores de sódio. Para plantar, há duas possibilidades. Se a opção for por mudas prontas, as chamadas mudas de raiz nua, que já estão enxertadas com a variedade que se queira produzir, plante-as no barro para garantir o pegamento e mantenha o solo sempre úmido. Elas podem ser adquiridas em viveiros credenciados, cuja relação pode ser acessada em www.campinas.spm.embrapa.br. No caso de mudas de porta-enxertos, que já estão enraizadas em sacolas plásticas com terra ou substrato, como as cultivares IAC 572 e IAC 766, o plantio em local definitivo deve ocorrer entre outubro e novembro. Em julho do ano seguinte, realize os enxertos por garfagem simples diretamente no campo e com a variedade produtora escolhida. Para uvas de mesa, a Embrapa Uva e Vinho lançou, recentemente, três cultivares mais tolerantes ao míldio, a principal doença da videira. A BRS Nubia é uma uva preta com sementes, de bagas grandes e de fácil manejo, enquanto a BRS Vitória é uma uva preta sem sementes, muito saborosa e bastante produtiva. Já a BRS Isis é uma uva vermelha sem sementes, muito produtiva e bem resistente ao míldio. Para suco, a Embrapa lançou a cultivar BRS Magna, que produz uvas mais tintureiras (suco violáceo), bastante doces e produtivas, e que permitem elaborar suco integral puro (varietal).
CONSULTOR: JOÃO DIMAS GARCIA MAIA, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Rua Livramento, 515; Caixa Postal 130, CEP 95700-000, Bento Gonçalves, RS.