BOLETIM 03/2024
TÄMARAS: Aspectos da produção, consumo e mercado de um fruto de tradição milenar.
Autor: Ildo Eliezer Lederman – Pesquisador aposentado da Embrapa/IPA /e-mail: ielederman@gmail.com
Introdução – A tamareira, Phoenix dactylifera (L.), é conhecida pela humanidade desde os tempos antigos e tem sido cultivada pelo homem por mais de cinco mil anos. Até hoje, o fruto se constitui um elemento importante na dieta alimentar da população em muitos países – em particular nos países do Oriente médio e do norte da África, devido às suas propriedades nutricionais e medicinais únicas, sem mencionar seu sabor delicioso.
O seu consumo traz muitos benefícios para a saúde. É rico em minerais e fibras e, pelo seu alto teor de carboidratos, principalmente açúcares, é bastante energético. A tâmara, por ser um fruto com baixo conteúdo de umidade, tem uma alta capacidade de conservação e pode ser armazenada por longo período.
É considerada árvore sagrada entre as três principais religiões do mundo e, devido a sua conexão com as tradições do cristianismo, islãmismo e judaísmo, o fruto apresenta uma alta demanda durante as festividades e cerimonias religiosas como a Páscoa, o Natal, o Ramadan e a festa dos tabernáculos, entre outros.