• FRUTAS
    • Frutas e A-Z
    • Doenças e Pragas
    • Boas Práticas
    • Frutas e Saúde
    • Biblioteca
  • ORGÂNICOS
  • SERVIÇOS
    • Cursos e palestras
    • Consultoria
    • Perguntas e Respostas
  • INFORMAÇÕES
    • Quem Somos
      • História
      • Agradecimento
      • Missão, Visão e Valores
      • Equipe
      • Localização
    • Notícias
    • Agenda e Eventos
    • Perguntas & Respostas
    • Entrevistas
    • Links Úteis
  • CONTATO
  • ASSOCIADOS
    • Cadastrar
  • BOLETIM
  • CLASSIFICADOS
    • Consultores
    • Compra e Venda
    • Viveiros
  • Frutas
  • Doenças e Pragas
  • Boas Práticas
  • Biblioteca
CAMU-CAMUCientistas usam fruto amazônicopara enriquecer nutricionalmentefarinha de mandioca
3 de agosto de 2024
Frutas da estação oferecem mais sabor e frescor
6 de agosto de 2024
Publicado por Toda Fruta em 4 de agosto de 2024
Categorias
  • Destaque Home
  • Morango
Tags

Morangos brasileiros: Inovação na produção garante qualidade, competitividade e sustentabilidade

Autores: Luís Eduardo Corrêa Antunes(1) Sandro Bonow(2) José Ernani Schwengber(3)

Engenheiro agrônomo, Doutor, Pesquisador de Fitotecnia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS. E-mail: luis.antunes@embrapa.br (1); sandro.bonow@embrapa.br (2); jose.ernani@embrapa.br (3).

 

No universo das frutas, o morango se destaca como um verdadeiro protagonista, conquistando o paladar e a atenção dos consumidores. Para garantir o sucesso nesse mercado competitivo, é fundamental compreender as expectativas e desejos do público-alvo. Desde o momento em que o morango entra em cena, a conquista sensorial já começa. Os consumidores se encantam com frutas de aparência impecável, embaladas com cuidado e que ostentam um calibre ideal: entre 25 e 30 gramas, ou ainda maiores, acima de 30 gramas. A cor vibrante e uniforme também é crucial para despertar o apetite.

Embora a beleza estética seja fundamental para atrair o olhar, a verdadeira conquista do consumidor se dá na degustação. Morangos firmes e saborosos garantem uma experiência sensorial completa, que transforma a compra em recompra e fideliza o cliente. Morangos “verdes”, sem cor, pequenos demais ou com aparência sobre madura (passada), moles e sem sabor não despertam o interesse do consumidor e, muito menos, o motivam a voltar a comprá-los. Ao atender às expectativas sensoriais do consumidor em cada etapa da compra, desde a embalagem (Figura 1) até o sabor, a cadeia produtiva de morangos garante o sucesso: conquista o protagonista do mercado, fideliza os clientes e garante recompras.

Mas para o morango almejado chegar ao consumidor, o produtor deve partir de um planejamento criterioso, começando com a escolha de uma cultivar que atenda o padrão de qualidade de plantas e de frutas exigido pelo mercado, seguido pela aquisição de mudas de qualidade e da definição do sistema de produção a ser adotado.

LEIA NA ÍNTEGRA: Boletim 15 Inovação-morango

Compartilhar
0
Toda Fruta

Artigos Relacionados

13 de junho de 2025

EVENTOS JUNHO 2025
Confira o que vai acontecer!


Leia mais
11 de junho de 2025

CITRUS
Citricultura ganha duas variedades de laranja precoces e produtivas


Leia mais
10 de junho de 2025

CACAU
Novo nicho de mercado cresce no estado de São Paulo


Leia mais

Os comentários estão encerrados.

© 2025 Toda Fruta. All Rights Reserved. Muffin group