• FRUTAS
    • Frutas e A-Z
    • Doenças e Pragas
    • Boas Práticas
    • Frutas e Saúde
    • Biblioteca
  • ORGÂNICOS
  • SERVIÇOS
    • Cursos e palestras
    • Consultoria
    • Perguntas e Respostas
  • INFORMAÇÕES
    • Quem Somos
      • História
      • Agradecimento
      • Missão, Visão e Valores
      • Equipe
      • Localização
    • Notícias
    • Agenda e Eventos
    • Perguntas & Respostas
    • Entrevistas
    • Links Úteis
  • CONTATO
  • ASSOCIADOS
    • Cadastrar
  • BOLETIM
  • CLASSIFICADOS
    • Consultores
    • Compra e Venda
    • Viveiros
  • Frutas
  • Doenças e Pragas
  • Boas Práticas
  • Biblioteca
SC: VITIVINICULTURA BUSCA MANTER PARCERIA COM ITÁLIA
20 de fevereiro de 2017
CONHEÇA OS MELÕES MAIS VENDIDOS NO BRASIL
20 de fevereiro de 2017
Publicado por Toda Fruta em 20 de fevereiro de 2017
Categorias
  • A
  • Atemoia
  • Boas práticas
  • Destaque Home
  • Frutas
  • G
  • Goiaba
  • M
  • Manga
  • Notícias
  • U
  • Uva
Tags
  • adubação mineral
  • adubação orgânica
  • atemoia
  • goiaba
  • manga
  • nutrição vegetal
  • uva
O Software CND (Compositional Nutrient Diagnosis = Diagnóstico da Composição Nutricional) é um programa gratuito, que agora focaliza a cultura da atemoia, depois de ter sido lançado para as culturas da goiaba, da manga e da uva. O CND é uma ferramenta complementar à recomendação de adubação. Expressa a composição mineral dos teores de nutrientes do tecido vegetal na forma de valores relativos, que é a informação numérica básica para estabelecer o diagnóstico do estado nutricional das plantas. O método emprega a análise composicional e a análise de componentes principais dos dados e, por isso, possui potencial elevado para melhorar a sensibilidade do diagnóstico da cultura em estudo.
O desenvolvimento desses softwares é resultado de ampla parceria entre UNESP, UFSM, Embrapa e Université Laval, do Canadá, e congregou esforços de professores, pesquisadores, técnicos, extensionistas e produtores ligados às seguintes instituições, além das citadas: Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculados ao Departamento de Solos e Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS); Universidade Federal do Ceará (UFC); Associação Paulista de Produtores de Caqui (APPC); e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) vinculada à  Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Para utilizar gratuitamente o software CND-Atemoia, basta acessar o site http://www.registro.unesp.br/#!/sites/cnd/, onde também estão disponíveis os softwares CND-Goiaba, CND-Manga e CND-Uva.

Compartilhar
0
Toda Fruta

Artigos Relacionados

22 de abril de 2026

Lançamento do Livro: “EECB: marco na pesquisa brasileira”
7ª Expo Limão – 26º Dia do Limão Tahiti


Leia mais
14 de abril de 2026

LARANJA
Safra de laranja 2025/26 é encerrada com produção total de 292,94 milhões de caixas


Leia mais
12 de abril de 2026

BANANA
Ambrosia: nova variedade de banana desenvolvida no ES é maior, mais doce e dura mais na prateleira


Leia mais

Os comentários estão encerrados.

© 2026 Toda Fruta. All Rights Reserved. Muffin group