• FRUTAS
    • Frutas e A-Z
    • Doenças e Pragas
    • Boas Práticas
    • Frutas e Saúde
    • Biblioteca
  • ORGÂNICOS
  • SERVIÇOS
    • Cursos e palestras
    • Consultoria
    • Perguntas e Respostas
  • INFORMAÇÕES
    • Quem Somos
      • História
      • Agradecimento
      • Missão, Visão e Valores
      • Equipe
      • Localização
    • Notícias
    • Agenda e Eventos
    • Perguntas & Respostas
    • Entrevistas
    • Links Úteis
  • CONTATO
  • ASSOCIADOS
    • Cadastrar
  • BOLETIM
  • CLASSIFICADOS
    • Consultores
    • Compra e Venda
    • Viveiros
  • Frutas
  • Doenças e Pragas
  • Boas Práticas
  • Biblioteca
SAFRA DE BANANA ESCAPA DO LA NIÑA
17 de setembro de 2016
EMBRAPA LANÇA DESAFIO DE PROGRAMAÇÃO
17 de setembro de 2016
Publicado por Toda Fruta em 17 de setembro de 2016
Categorias
  • Doenças e Pragas
  • Frutas
  • L
  • Lichia
  • Notícias
Tags
  • ácaro
  • Lichia

(10/01/2011 – EPTV – Emissoras Pioneiras de Televisão)

Além de derrubar a produção das frutas, os pesquisadores ainda não encontraram a solução para o problema. Os pés carregados de lichia dão a impressão de mais um ano com fartura da fruta doce que ganhou o paladar brasileiro, mas depois da safra recorde em 2009, a sequência foi quebrada por uma praga invisível com consequências desastrosas.

O produtor Antônio Carlos tem 1.900 pés de lichia em Mogi Mirim, interior de São Paulo, e perdeu 75% da produção: “Um ácaro que nós não conhecemos e além do mais ele é 60 vezes menor do que o menor existente no país”, conta Seu Antônio Carlos. Mesmo em pomares onde os pés estão podados e com defensivo o ácaro pode se infestar e atrapalhar a produção. “O ácaro espera o broto e quando ele sai infesta o fruto, que pega uma cor marrom perde o valor de mercado”, explica Seu Antônio Carlos. Apesar da experiência de 14 anos colhendo a fruta, Seu Antônio já fez várias tentativas para conter a praga, mas não conseguiu resultado: “Comecei a jogar cal agora, não sei mais o que tentar”.

Pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas identificaram plantas atingidas em 29 municípios do interior de São Paulo e sul de Minas Gerais. A praga é conhecida como ácaro da erinose e ataca as folhas e os frutos da lichia e como é bem pequeno não dá para ver a olho nu. Os primeiros sintomas são bolhas, em seguida a planta é coberta com uma espécie de ferrugem aveludada. “Inicialmente a gente observava umas verrugas na face interior, onde o ácaro vive, elas fazem com que a folha não realize fotossíntese”, explica o pesquisador Adalton Raga. Apesar de várias experiências em busca de um inimigo natural, os pesquisadores ainda não encontraram a solução: “É difícil controlar a praga porque o ácaro se esconde na erinose e então nenhum produto consegue ter contato com ele, e dessa maneira o bicho não morre”.

O produtor Luis Martins conseguiu manter a produção aplicando defensivos e fazendo a poda dos galhos atingidos pelo ácaro: “Tenho que passar na produção toda com freqüência, para verificar e tirar folhas doentes, foi a única maneira que encontrei para controlar”. Apesar do esforço, 25% dos pés não produziram. A perda deve ser repassada para o consumidor: no ano passado o quilo da lichia foi vendido a R$ 3, este ano pode chegar aos mercados por R$ 20. “A China convive com esse ácaro há 50 anos, se ela convive nós também podemos conviver”, diz Seu Antônio Carlos.

Compartilhar
0
Toda Fruta

Artigos Relacionados

13 de junho de 2025

EVENTOS JUNHO 2025
Confira o que vai acontecer!


Leia mais
11 de junho de 2025

LIVRO
Mapa lança publicação técnica sobre riscos em alimentos vegetais no Dia Mundial da Segurança dos Alimentos


Leia mais
10 de junho de 2025

CACAU
Novo nicho de mercado cresce no estado de São Paulo


Leia mais

Os comentários estão encerrados.

© 2025 Toda Fruta. All Rights Reserved. Muffin group