• FRUTAS
    • Frutas e A-Z
    • Doenças e Pragas
    • Boas Práticas
    • Frutas e Saúde
    • Biblioteca
  • ORGÂNICOS
  • SERVIÇOS
    • Cursos e palestras
    • Consultoria
    • Perguntas e Respostas
  • INFORMAÇÕES
    • Quem Somos
      • História
      • Agradecimento
      • Missão, Visão e Valores
      • Equipe
      • Localização
    • Notícias
    • Agenda e Eventos
    • Perguntas & Respostas
    • Entrevistas
    • Links Úteis
  • CONTATO
  • ASSOCIADOS
    • Cadastrar
  • BOLETIM
  • CLASSIFICADOS
    • Consultores
    • Compra e Venda
    • Viveiros
  • Frutas
  • Doenças e Pragas
  • Boas Práticas
  • Biblioteca
CAJUNova recomendação da pesquisa reduz 70% dos custos com adubação do cajueiro-anão
6 de dezembro de 2025
Pesquisa investe em sementes florestais para restaurar três biomas brasileiros
9 de dezembro de 2025
Publicado por Toda Fruta em 9 de dezembro de 2025
Categorias
  • Destaque Home
  • Frutas
Tags
A chegada das festas de fim de ano impulsiona o consumo de frutas especiais em todo o país, com destaque para as variedades e qualidade dos produtos disponíveis nas bancas das Ceasas. Segundo os comerciantes da unidade localizada no Distrito Federal, cerca de 90% das frutas vendidas são de produção nacional, resultado direto de investimentos em pesquisa e tecnologia agrícola.
Da redação

Entre os itens mais procurados está a cereja, importada do Chile, mas a maioria das frutas, como uva, pêssego, lichia e ameixa, são cultivadas no Brasil. As uvas do Vale do São Francisco, no Nordeste, exemplificam essa transformação, permitindo ao consumidor brasileiro acesso a produtos frescos durante todo o ano, não apenas nas festas. “Hoje não tem mais isso não. A gente encontra frutas o ano todo, muito graças, claro, à tecnologia, à ciência que ajudou a desenvolver variedades para todo o Brasil”, afirma a consumidora Helena Bittar.
O movimento nas bancas aumenta até 50% durante o mês de dezembro, conforme conta Paulo Iovino, diretor de uma empresa que vende frutas no atacado e varejo na Ceasa em Brasília. “É o melhor mês do ano, principalmente quando o preço está bom. Se [os preços] do pêssego, banana, uvas, estiverem em conta, sai tudo. É Natal”, diz outro comerciante local.

A expectativa para este ano é de uma super safra de frutas de caroço, como pêssego e ameixa, especialmente produzidos na região Sul do país. Representantes das lojas de varejo esperam que, neste Natal, o consumo de frutas de época aumente 10%, principalmente de frutas que estão mais baratas neste ano em relação ao ano passado.

No entanto, apesar do otimismo entre produtores e comerciantes, levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) indica aumento nos preços de frutas em relação ao Natal passado. As frutas especiais ou importadas subiram 6,7% na média, considerando também frutas secas, cujo preço aumentou 6,2%. O abacaxi, por exemplo, é vendido a R$ 10, valor considerado elevado por alguns consumidores.

De acordo com Márcio Milan, vice-presidente da ABRAS, o consumo normalmente nesta época do ano aumenta devido á renda adicional, como o 13º salário, e o clima festivo, acolhedor e familiar do Natal. “O consumo de frutas premium tende a aumentar, consolidando o mês de dezembro como o melhor período para o setor.”, ressalta.

O crescimento da oferta é atribuído à capacitação dos produtores rurais e ao desenvolvimento de variedades adaptadas ao clima brasileiro. Essa evolução tecnológica garante o abastecimento do mercado durante todo o ano, evitando a sazonalidade que antes restringia o consumo de determinadas frutas às festas de fim de ano. “Essas categorias, antigamente a gente se encontrava algumas variedades de fruta numa determinada época, né? Se lembra?”, recorda Helena Bittar.

Fonte: Band

Compartilhar
0
Toda Fruta

Artigos Relacionados

6 de dezembro de 2025

CAJU
Nova recomendação da pesquisa reduz 70% dos custos com adubação do cajueiro-anão


Leia mais
4 de dezembro de 2025

CITRUS
Produtores discutem urgências do dendê e do citrus na Bahia


Leia mais
1 de dezembro de 2025

UVA
Epagri promove Dia de Campo em Videira com boas práticas para frutas de caroço


Leia mais

Os comentários estão encerrados.

© 2025 Toda Fruta. All Rights Reserved. Muffin group