• FRUTAS
    • Frutas e A-Z
    • Doenças e Pragas
    • Boas Práticas
    • Frutas e Saúde
    • Biblioteca
  • ORGÂNICOS
  • SERVIÇOS
    • Cursos e palestras
    • Consultoria
    • Perguntas e Respostas
  • INFORMAÇÕES
    • Quem Somos
      • História
      • Agradecimento
      • Missão, Visão e Valores
      • Equipe
      • Localização
    • Notícias
    • Agenda e Eventos
    • Perguntas & Respostas
    • Entrevistas
    • Links Úteis
  • CONTATO
  • ASSOCIADOS
    • Cadastrar
  • BOLETIM
  • CLASSIFICADOS
    • Consultores
    • Compra e Venda
    • Viveiros
  • Frutas
  • Doenças e Pragas
  • Boas Práticas
  • Biblioteca
MAÇÃ Zoneamento agrícola para a cultura de maçã está disponível para todo o país
2 de outubro de 2021
UVA Dupla poda adaptada pela EPAMIG consolida novo polo vitícola no Brasil
4 de outubro de 2021
Publicado por Toda Fruta em 4 de outubro de 2021
Categorias
  • Banana
Tags
  • Banana
  • Irrigação

A capacitação destina-se, especialmente, para técnicos agropecuários e produtores rurais de todos os estados do Brasil, numa estimativa de aproximadamente 1.500 pessoas.

Serviço: Curso: Irrigação da bananeira: necessidade hídrica da cultura

Instrutor: Eugênio Ferreira Coelho

Formato: on-line e gratuito – Duração: 12 horas

Inscrições: https://www.embrapa.br/e-campo/irrigacao-da-bananeira-necessidade-hidrica-da-cultura

Informações: cnpmf.ead@embrapa.br

Gratuito e on-line, o curso “Irrigação da bananeira: necessidade hídrica da cultura” já está disponível na plataforma e-Campo, a vitrine de capacitações a distância da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. Com conteúdo oferecido pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), o treinamento tem 12 horas de duração e é ministrado pelo pesquisador Eugênio Ferreira Coelho, doutor em engenharia de irrigação.

A capacitação destina-se, especialmente, para técnicos agropecuários e produtores rurais de todos os estados do Brasil, numa estimativa de aproximadamente 1.500 pessoas, que vão receber informações atualizadas sobre a irrigação da bananeira, que é uma cultura altamente exigente em água. A necessidade pode variar de 8 mil a 15 mil m3 de água/ciclo, a depender da variedade e das condições climáticas do local.

Ao final do curso, os participantes devem ser capazes de determinar a quantidade racional diária de água para a cultura nas diferentes fases do seu ciclo, de forma a otimizar a eficiência de uso de água na irrigação. O curso é composto por dois módulos: Fundamentação teórica e Recursos tecnológicos disponíveis para a determinação das necessidades hídricas da bananeira.

Autoinstrucional, o curso exibe o conteúdo sem tutoria e em videoaulas, apresentações e livros salvos em PDF e material complementar disponibilizado em links. Haverá aplicação de avaliação de aprendizagem (questões objetivas de múltipla escolha), que deve ser preenchida após conclusão das aulas e leitura do material complementar.

Este é o segundo curso on-line que a Embrapa Mandioca e Fruticultura oferece pela plataforma e-Campo e está ligado ao primeiro, Métodos e Sistemas de Irrigação para Bananeira – também ministrado por Eugenio Coelho -, disponível desde dezembro de 2020. Um terceiro vai ser oferecido em 2022.

*Léa Cunha – Embrapa Mandioca e Fruticultura  – mandioca-e-fruticultura.imprensa@embrapa.br

Compartilhar
0
Toda Fruta

Artigos Relacionados

21 de fevereiro de 2025

Técnica de controle da Sigatoka-negra impulsiona produção de banana na Amazônia


Leia mais
13 de outubro de 2024

BOLETIM FRUTÍCOLA
Edição 18/2024
Raça 4 tropical – ameaça à bananicultura mundial.


Leia mais
24 de abril de 2024

ABRIL/MAIO – BANANA – XXIV Acorbat International 2024 é o maior Congresso Técnico-Científico de bananas, plátanos e outras musáceas do mundo


Leia mais

Os comentários estão encerrados.

© 2025 Toda Fruta. All Rights Reserved. Muffin group