• FRUTAS
    • Frutas e A-Z
    • Doenças e Pragas
    • Boas Práticas
    • Frutas e Saúde
    • Biblioteca
  • ORGÂNICOS
  • SERVIÇOS
    • Cursos e palestras
    • Consultoria
    • Perguntas e Respostas
  • INFORMAÇÕES
    • Quem Somos
      • História
      • Agradecimento
      • Missão, Visão e Valores
      • Equipe
      • Localização
    • Notícias
    • Agenda e Eventos
    • Perguntas & Respostas
    • Entrevistas
    • Links Úteis
  • CONTATO
  • ASSOCIADOS
    • Cadastrar
  • BOLETIM
  • CLASSIFICADOS
    • Consultores
    • Compra e Venda
    • Viveiros
  • Frutas
  • Doenças e Pragas
  • Boas Práticas
  • Biblioteca
Embrapa publica dois novos livros sobre o coco
1 de agosto de 2019
Representantes da cadeia produtiva do açaí implantam Fórum Permanente em Feijó
3 de agosto de 2019
Publicado por Toda Fruta em 3 de agosto de 2019
Categorias
  • Notícias
Tags

Técnica foi desenvolvida por pesquisadores do laboratório da Embrapa em São Carlos (SP). Principal vantagem é aumentar o tempo de conservação e reduzir o desperdício.

Pesquisadores brasileiros usam a cera da carnaúba para aumentar a duração da frutas

Pesquisadores do interior de São Paulo criaram uma cera que aumenta a duração das frutas. Tudo com um ingrediente que vem da natureza. O segredo está numa película que reveste a fruta.

No laboratório da Embrapa em São Carlos, os cientistas mergulharam os alimentos numa cera líquida feita com carnaúba – palmeira típica do Nordeste. Em meia hora, a substância seca e forma a camada protetora.

Para chegar à mistura, a equipe extraiu o pó da cera de carnaúba. Com a ajuda da nanotecnologia, os pesquisadores quebraram as partículas num tamanho mil vezes menor do que a espessura de um fio de cabelo.

“Ela controla a quantidade de oxigênio que entra nos frutos, diminuindo a quantidade de oxigênio, a gente vai reduzir o metabolismo do fruto, e consegue conservar por mais tempo”, explicou a pesquisadora Marcela Miranda.

A principal vantagem da nova técnica é aumentar o tempo de conservação. Dependendo do tipo, uma fruta dura em média uma semana. Se ficar na geladeira, até mais. Agora, as frutas revestidas com a cera de carnaúba podem durar mais que o dobro em temperatura ambiente e o sabor não muda nada.

Dá para ver diferença. Uma laranja que ficou duas semanas e não foi revestida com a cera está mais madura. Outra tem a película e está mais verdinha. As nanopartículas da carnaúba também deixam a fruta mais brilhante.

“Essa é uma cera 100% vegetal e, ao contrário da maior parte das ceras, ela não tem outros produtos sintéticos, sendo, portanto, uma cera segura para o consumo”, disse o pesquisador Daniel Corrêa.

A cera já começou a ser produzida no mercado. Até o fim de 2019 deve ser usada no processamento de frutas. Um dos benefícios é evitar o desperdício de alimentos.

“As perdas pós-colheita no Brasil são muito elevadas para frutas e hortaliças, com cerca de 40% a 50% do que é produzido jogado no lixo. Essa tecnologia vai contribuir tanto para o mercado externo quanto interno e o maior beneficiário é o consumidor, que vai ter um produto de melhor qualidade, uma vida de prateleira mais longa e isso com uma série de vantagens”, concluiu o pesquisador Marcos David Ferreira.

Fonte: Jornal Nacional/G1

Compartilhar
0
Toda Fruta

Artigos Relacionados

11 de junho de 2025

LIVRO
Mapa lança publicação técnica sobre riscos em alimentos vegetais no Dia Mundial da Segurança dos Alimentos


Leia mais
10 de junho de 2025

CACAU
Novo nicho de mercado cresce no estado de São Paulo


Leia mais
9 de junho de 2025

QUE FRUTA É ESSA?
Taperebá, cajá, amarelinho:
conheça esta nutritiva
fruta amazônica


Leia mais

Os comentários estão encerrados.

© 2025 Toda Fruta. All Rights Reserved. Muffin group