• FRUTAS
    • Frutas e A-Z
    • Doenças e Pragas
    • Boas Práticas
    • Frutas e Saúde
    • Biblioteca
  • ORGÂNICOS
  • SERVIÇOS
    • Cursos e palestras
    • Consultoria
    • Perguntas e Respostas
  • INFORMAÇÕES
    • Quem Somos
      • História
      • Agradecimento
      • Missão, Visão e Valores
      • Equipe
      • Localização
    • Notícias
    • Agenda e Eventos
    • Perguntas & Respostas
    • Entrevistas
    • Links Úteis
  • CONTATO
  • ASSOCIADOS
    • Cadastrar
  • BOLETIM
  • CLASSIFICADOS
    • Consultores
    • Compra e Venda
    • Viveiros
  • Frutas
  • Doenças e Pragas
  • Boas Práticas
  • Biblioteca
OLIVEIRA Safras na Serra da Mantiqueira
26 de novembro de 2025
CITRUSProdutores discutem urgências do dendê e do citrus na Bahia
4 de dezembro de 2025
Publicado por Toda Fruta em 1 de dezembro de 2025
Categorias
  • Destaque Home
  • Eventos
Tags
  • Videira

A Epagri realiza na próxima terça-feira, 2 de dezembro, na Área Experimental da Estação de Videira, o Dia de Campo de Frutas de Caroço. O evento começa às 14 horas e tem o objetivo de reunir fruticultores, técnicos e estudantes para disseminar tecnologias desenvolvidas para pomares de pêssego, ameixa e nectarina. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na hora.

No dia de campo, pesquisadores da Epagri vão compartilhar tecnologias para avanço na produção de frutas de caroço (Foto: Aires Mariga/Epagri)

Entre as inovações que serão demonstradas no dia de campo estão novos cultivares, sistemas de condução “muro frutal”, uso de bioinsumos e manejo de pragas e doenças. A estimativa é repetir a participação de edições anteriores, com mais de 100 produtores e técnicos. O evento tem apoio da Embrapa.

A Estação Experimental da Epagri em Videira desempenha um papel decisivo no avanço da fruticultura de clima temperado em Santa Catarina. Foi ali que tiveram início as pesquisas que introduziram e consolidaram, de forma pioneira, o cultivo de pêssego, ameixa e nectarina na região, abrindo novas oportunidades de renda para os agricultores.

A Estação segue aprimorando variedades, avaliando adaptação às condições de altitude e desenvolvendo técnicas de manejo que melhoram produtividade, qualidade e sanidade dos pomares. “Todo esse conhecimento é transferido aos produtores por meio de capacitações, dias de campo e orientação técnica, fortalecendo uma cadeia produtiva que hoje é marcada pela diversidade, inovação e frutos de alta qualidade”, afirma André Kulkamp de Souza, gerente da Estação.

A unidade atende a maior região produtora de frutas de caroço de Santa Catarina, com destaque para os municípios de Pinheiro Preto, Videira, Tangará e Fraiburgo. Em 2024, a produção de pêssego no estado alcançou 14,7 mil toneladas, um crescimento de 8,9% em relação ao ano anterior.

Muro Frutal

Uma das principais frentes da pesquisa da Epagri no segmento é o sistema de condução chamado de muro frutal. Ele leva esse nome porque o método de poda e condução deixa as plantas com um formato retangular. O sistema facilita a mecanização nos pomares, tanto na poda quanto no raleio e na colheita, reduzindo custos com mão-de-obra.

Condução dos pomares pelo sistema de “muro frutal” é um dos temas do Dia de Campo (Foto: Divulgação/Epagri)

“O raleio é a retirada de excesso de frutos. Ele é feito para que os frutos tenham tamanho, cor e sabor. Hoje, tudo isso é feito de forma manual e a Epagri tem trabalhado para viabilizar a introdução da mecanização e do uso de métodos químicos para que tenhamos alta produção e ótima qualidade com custos menores”, explica André.

Melhoramento Genético

Outra linha de pesquisa da Epagri é o melhoramento genético das frutas de caroço. Na unidade de Videira, os pesquisadores testam variedades que estão sendo lançadas no Brasil e indicam aos produtores quais são mais adequadas ao plantio na região. A Epagri também tem um programa de melhoramento genético próprio de ameixa e já lançou uma série de cultivares da fruta.

“São variedades mais resistentes à bactéria Xylella fastidiosa, que causa muitos problemas aos pomares de ameixa. A última variedade que lançamos foi a Zafira, que já está sendo utilizada pelos nossos fruticultores”, afirma André.

Pesquisadores da Epagri testam variedades e desenvolvem novos cultivares para garantir produtividade e qualidade (Foto: Alceu Vicente)

No dia de campo, os produtores também terão a oportunidade de conhecer as últimas novidades da Epagri na área de controle e monitoramento de pragas e doenças nos cultivos de pêssego, nectarina e ameixa. O destaque será para o piolho-de-são-josé, uma cochonilha que dizimou muitos pomares nos últimos anos e vem sendo prioridade para os pesquisadores de Videira.

Por último, os pesquisadores também vão abordar o uso de bioinsumos em fruticultura de caroço a partir de pesquisas desenvolvidas na Estação de Videira. Bioinsumos são produtos, processos ou tecnologias de origem vegetal, animal ou microbiana utilizados na agricultura para promover a produção, proteção, armazenamento e beneficiamento de produtos agropecuários.

FONTE: EPAGRI – Cléia Schmitz, jornalista bolsista Epagri/Fapesc

Compartilhar
0
Toda Fruta

Artigos Relacionados

9 de dezembro de 2025

FRUTAS NATALINAS
Frutas produzidas no Brasil barateiam a ceia e enriquecem a mesa


Leia mais
6 de dezembro de 2025

CAJU
Nova recomendação da pesquisa reduz 70% dos custos com adubação do cajueiro-anão


Leia mais
4 de dezembro de 2025

CITRUS
Produtores discutem urgências do dendê e do citrus na Bahia


Leia mais

Os comentários estão encerrados.

© 2025 Toda Fruta. All Rights Reserved. Muffin group