Manga: Expectativas para o 2° semestre são positivas 20 de julho de 2020

A região de Livramento de Nossa Senhora (BA) vem sofrendo há anos com a crise hídrica, que diminuiu significativamente o potencial produtivo local. Neste ano, porém, com as chuvas mais frequentes no primeiro semestre, produtores estão otimistas quanto à colheita. Isso porque, ainda que não atinja os patamares de outras regiões, a produtividade deve ser melhor do que a verificada em anos recentes.

A maioria dos pomares está na fase de chumbinho, posterior à de pegamento. Apesar de alguns focos de doenças, a maior umidade tem favorecido o vigor dos pomares. A previsão é de pico de colheita entre setembro e outubro na região.

Vale destacar que, com as chuvas mais frequentes, será possível ampliar o cronograma de irrigação do Perímetro Irrigado do Brumado, localizado no município de Livramento de Nossa Senhora (BA), saindo de um para dois turnos de 12 horas por semana. A ampliação se inicia a partir deste domingo (19), se estendendo até 10 de outubro deste ano – com possibilidade de prolongamento, a depender dos níveis dos reservatórios após a data final.

Ainda que as precipitações e esta alteração no cronograma de irrigação não sejam suficientes para reverter todos os impactos da severa crise hídrica da região, são importantes passos para a retomada dos ânimos com a mangicultura – pois, apesar dos preços satisfatórios dos últimos anos, o setor ainda tem enfrentado limitações na produção.

Fonte:  Cepea/Hortifruti