MAÇÃ: SAFRA 2019/20 SE APROXIMA, COM BOAS EXPECTATIVAS 4 de dezembro de 2019 – Tags: ,

Produtores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul relataram ao Hortifruti/Cepea que estão finalizando o raleio das macieiras para safra 2019/20. Essa prática visa remover o excesso de frutos por ramo, a fim de garantir boa qualidade – visto que aumenta o tamanho, uniformiza a coloração e diminui a competição por nutrientes – e, também, evitar a produção alternada (quando uma grande produção resulta em esgotamento da macieira, que não suporta boa carga no ano seguinte).

Mesmo diante dessa prática, é difícil prever o padrão e o volume de maçã na nova temporada, já que as condições climáticas e os tratos culturais são essenciais ao desenvolvimento nos próximos meses. Por enquanto, colaboradores do Hortifruti/Cepea esperam por recuperação no volume produzido em relação à safra 2018/19, em decorrência do aumento de produção da gala – que, inclusive, deve ser mais ofertada do que a fuji. Esta última variedade, por sua vez, pode ter menor oferta na campanha 2019/20, por conta de sua bienalidade.

Ainda, segundo colaboradores, a colheita da safra 2019/20 pode ter um pequeno atraso – resultado, em parte, do inverno mais ameno, que retardou a brotação e a frutificação das macieiras. Em janeiro, deve ocorrer uma janela, mesmo que curta, de baixa disponibilidade de maçãs, com apenas algumas classificadoras ofertando. Com isso, aqueles que ainda possuírem frutas de qualidade no período poderão negociar a preços elevados.

Além disso, vale destacar que a colheita das precoces também está se aproximando em algumas regiões produtoras. No atacado paulista, as primeiras maçãs da variedade eva já começaram a chegar de Minas Gerais, porém, com volume bastante limitado. Nos próximos dias, frutas do Paraná também deverão entrar no mercado.

Alerta: Apesar das boas expectativas para o ano que vem, vale pontuar que, no último sábado de novembro (30), uma forte chuva de granizo atingiu pomares em São Joaquim (SC) e em São José dos Ausentes (RS), de acordo com o portal São Joaquim Online. Contudo, as perdas ainda não foram mensuradas.

Fonte: Cepea/Hortifruti